Publicidade

Preview | Com combate dinâmico e agressivo, Gears Tactics é RTS promissor

Por| 27 de Março de 2020 às 10h00

Link copiado!

Xbox Game Studios
Xbox Game Studios
Tudo sobre Microsoft

A franquia Gears of War é uma das mais bem-sucedidas dentro da indústria dos games e traz jogos simplesmente incríveis, com muita ação, combate frenético e aquele "Murinho, tiro" que muita, mas muita gente mesmo gosta. Depois de Gears 5 trazer inovações para a série, a The Coalition, juntamente com a Splash Damage, tem agora o trabalho de fazer com que os gears entrem no gênero RTS (Estratégia em Tempo Real) com Gears Tactics.

O game, anunciado na E3 de 2018, é uma tentativa do Xbox Game Studios de adaptar o estilo de combate de Gears a partidas em turno características dos jogos RTS, mas com a preocupação, segundo a própria Microsoft, de deixar tudo mais dinâmico, fluído e divertido.

O Canaltech foi convidado pela Microsoft para acompanhar um pouco do gameplay de Gears Tactics e conta em detalhes o que achou deste promissor jogo de estratégia.

Você se sente em Gears

Continua após a publicidade

A primeira coisa que percebemos quando o jogo começou a rodar é: sim, estamos em Gears. Tudo parece muito bem inserido dentro do contexto da franquia e deixa o fã muito à vontade dentro dos menus e demais situações in-game. Pode parecer algo desnecessário de comentar, mas não é. Quando lidamos com uma franquia consagrada, esses detalhes são fundamentais. Além disso, haverá um enredo denso e bem contextualizado dentro da série, apesar de o game ser considerado um spin-off.

Aqui acompanhamos a história de Gabe Diaz, que, pelo nome, você já pode perceber que é parente de Kait Diaz, protagonista de Gears 5. Segundo a Microsoft, a história se passa 12 anos antes do primeiro Gears of War, quando as cidades no planeta Sera estão enfrentando sérios problemas com as hordas de Locust e seu mestre, Ukkon, que fabrica monstros e deixa tudo muito bagunçado.

Toda a progressão lembra bastante os demais jogos de Gears. Pelo que foi mostrado, há sempre uma cut scene entre as missões e isso faz com que os jogadores sintam-se mais imersos no game. A preocupação com isso também é bem notória, uma vez que a qualidade das animações é muito boa, com nível bem parecido com o que vimos em Gears 5.

Continua após a publicidade

Durante as telas de combate, os gráficos e movimentações dos personagens foram muito bem feitos e trabalhados. Já a ambientação, mesmo que em visão isométrica, é capaz de exibir belos detalhes e iluminação bem realista. Em alguns momentos de tiroteio a câmera assume a posição over the shoulder, tal qual nos demais Gears, que pode deixar alguns fãs bem animados.

Combate inteligente e intenso

Mesmo sendo um jogo de estratégia por turnos, a The Coalition fez um belo trabalho em Gears Tactics no que diz respeito à intensidade e dinamismo da jogabilidade, marcas registradas da série. Quando entramos em combate contra os Locust, de imediato é importante notar o posicionamento dos inimigos e traçar o melhor plano de ataque. O interessante, contudo, é que no novo game há muitas maneiras de agredir os adversários.

Continua após a publicidade

Além de posicionar seus personagens, é importante estabelecer algumas ações e fazer bom uso do campo de batalha e das armas disponíveis. Tal qual acontece nos demais Gears, os jogadores sempre estão posicionados contra os muros, com a diferença que aqui, dependendo de seu modo de condução do jogo, os danos contra si serão inevitáveis.

"Quisemos trazer Gears para o gênero de estratégia, mas sem perder o dinamismo e agressividade que são marcas registradas do jogo. Mesmo com turnos e escolhas a serem feitas, o jogador assíduo de Gears não se sentirá entediado, pois a quantidade de ação e a infinidade de decisões a serem tomadas certamente deixarão a adrenalina lá em cima", comentou Tyler Bielman, board game designer de Gears Tactics, durante a apresentação do jogo, que aconteceu via streaming.

Além de saber como atacar, é vital saber como se prevenir — já que não é possível se defender. Uma característica bem útil do combate é o "tiro de cobertura". Com ele, o jogador pode posicionar um ou todos os quatro personagens para atirarem nos inimigos enquanto eles estão em seu turno realizando movimentações. Esse movimento também é útil quando os buracos de apoio dos locust aparecem e jorram inimigos no mapa.

Continua após a publicidade

Mas e a Lancer que serra? E a Lancer que rasga? Sim, elas estão presentes e são muito bem-vindas em dados momentos do combate, pois podem realizar execuções que acrescem um movimento a mais para cada personagem, que, por padrão, podem realizar três por turno; ou seja, o jogador pode executar 12 ações mais os eventuais acréscimos por execução.

Além do mais, a The Coalition incluiu algumas técnicas que deixaram o jogo e o ritmo das partidas ainda mais divertidos, como a possibilidade de ter até três armas, sendo uma grande, uma pequena e uma granada ou mina de aproximação, além do armamento específico que cada personagem possui, que certamente pode ajudar em determinadas situações no enfrentamento dos inimigos.

Continua após a publicidade

Por isso, muita atenção no recrutamento de gears e civis que acontece na progressão da história. É de fundamental importância que você escolha sempre o personagem que mais se encaixa em seu estilo de jogo.

E por falar nisso, para deixar as coisas ainda mais atrativas e personalizadas, a The Coalition resolveu deixar o jogo mais leve neste aspecto. Você pode editar a aparência dos personagens como bem entender, sejam eles os principais ou secundários, além de determinar quais armas cada um vai carregar e quais serão suas capacidades mais latentes — tudo isso graças a um sistema de árvore de habilidades muito bem pensado.

"Pensamos que seria interessante atribuir mais personalização em Gears Tactics. Já que é possível escolher e controlar inúmeros personagens, modificar a aparência e equipamentos a serem carregados traz mais imersão ao jogo e muitas possibilidades de combinação", avalia Bielman.

Continua após a publicidade

Tem potencial

É claro que a amostragem foi curta, mas pudemos ter uma noção do que Gears Tactics entregará, ao menos em termos de combate. As duas missões demonstradas mostram que o jogo está bem fluido, intenso e agressivo, apesar da jogabilidade em turnos. Além disso, em alguns momentos das missões, é possível ser colocado em situações onde a adrenalina pode - e muito - lembrar os games tradicionais da franquia.

O segredo de Gears Tactics, em um primeiro momento, parece ser a manutenção da agressividade característica somada à jogabilidade mais estratégica dos RTS. Estamos ansiosos para jogá-lo por completo.

Gears Tactics será lançado em 28 de abril para PC e poderá ser adquirido pela Microsoft Store ou Steam. Assinantes do Xbox Game Pass para PC terão o game à disposição desde o primeiro dia. Para aqueles que adquirirem Gears Tactics na pré-venda, a Microsoft disponibilizará o pacote de personagens Thrashball Cole, que inclui o famoso recruta Augustus Cole e o conjunto de armadura Thrashball com habilidades raras.