Jogo "perdido" de Blade Runner está à venda em loja online de games

Jogo "perdido" de Blade Runner está à venda em loja online de games

Por Rafael Rodrigues da Silva | 17 de Dezembro de 2019 às 22h30

Um dos clássicos do cinema de ficção científica, Blade Runner tem uma história conturbada não apenas na produção do filme, mas também no jogo de videogame inspirado nele. Lançado em 1997 pela Westwood Studios, o game fez bastante sucesso na época e foi considerado até mesmo como o melhor jogo do gênero adventure naquele ano por algumas publicações.

Mas, apesar do sucesso, o jogo acabou se perdendo no tempo: isso porque a desenvolvedora nunca lançou uma versão digital do game antes de falir e, assim, se tornou praticamente impossível relançá-lo para a atual geração de computadores. Isso porque, mesmo quem ainda possua uma cópia física do jogo não conseguirá instalá-lo nas máquinas atuais, pois o software utiliza linguagens muito ultrapassadas e que não são compatíveis com os atuais sistemas operacionais.

Mas, depois de oito anos de trabalho árduo de fãs, Blade Runner finalmente está disponível em versão digital - e que funciona nos computadores atuais. O procedimento não foi simples, e esses fãs do jogo tiveram que analisar o código fonte de cada arquivo e realinhá-los através do ScummVM (um programa que permite que certos jogos antigos rodem em plataformas para as quais não foram desenvolvidos) de forma que eles pudessem ser reconhecidos pelos sistemas operacionais atuais. O esforço foi feito com a ajudo do GoG.com, e o título agora está disponível para compra de modo exclusivo na loja do site.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Assim, depois de quase uma década achando que o game estava perdido para sempre, os fãs de Blade Runner poderão voltar a assumir o controle de Ray McCoy, um caçador de andróides que atua em paralelo à Rick Deckard, o protagonista do filme. Assim como no filme, sua missão é investigar pistas, interrogar testemunhas, procurar por suspeitos de serem replicantes e, então, “aposentar” essas máquinas rebeldes. O jogo compartilha não apenas algumas localidades e músicas do longa, mas também vários de seus personagens, que possuem os mesmos rostos dos atores que os interpretaram.

No geral, o game é no estilo “point & click”, mas traz uma abordagem diferente ao gênero, já que as coisas acontecem em tempo real e não há uma espera pelo que o jogador irá fazer para que um evento prossiga. O jogo, atualmente, está em promoção de lançamento no GoG e pode ser comprado com 10% de desconto, saindo por R$ 17,99. No entanto, ele pode, a qualquer momento, voltar para o preço cheio de R$ 19,99, já que não foi especificado o tempo da promoção.

Fonte: Engadget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.