Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Equipe brasileira de Dota 2 vence partida contra inteligência artificial

Por| 24 de Agosto de 2018 às 10h50

Link copiado!

Equipe brasileira de Dota 2 vence partida contra inteligência artificial
Equipe brasileira de Dota 2 vence partida contra inteligência artificial

Os humanos marcaram mais um ponto contra as máquinas nesta quarta-feira (22). Uma equipe brasileira de jogadores profissionais de Dota 2 foi capaz de vencer uma batalha emocionante contra a inteligência artificial OpenAI Five no jogo.

O confronto foi realizado durante o circuito competitivo The International, que reúne as equipes de Dota 2 mais respeitadas do mundo, e o time brasileiro da Pain venceu uma partida emocionante de 52 minutos de duração contra os bots controlados pela inteligência artificial.

A OpenAI é uma companhia sem fins lucrativos de pesquisa de IA cofundada por Elon Musk. Um dos projetos desenvolvidos por ela é a OpenAI Five, software criado especificamente para derrotar jogadores humanos no referido jogo. Na The International do ano passado, a inteligência artificial foi capaz de derrotar um grupo de amadores, no entanto, no início deste mês, a OpenAI Five sofreu revés de um time de jogadores semiprofissionais.

Apesar da segunda derrota consecutiva, os desenvolvedores da OpenAI Five ainda estão emprenhados em melhorar os algoritmos de aprendizado da IA e garantem que o programa ficará mais experiente à medida em que lida com jogadores de alto calibre.

Continua após a publicidade

"O que provamos nessa quarta-feira é que estamos no limite da capacidade humana, e o nosso teste é se podemos vencer uma equipe profissional. O teste para nós é se podemos competir em um nível alto o suficiente para vencer uma equipe profissional esta semana", disse Greg Brockman, cofundador da startup.

Embora a Pain tenha conquistado uma vitória sólida sobre a IA, os bots terminaram a partida com um número de eliminações superior no placar geral. O núcleo de funcionamento do programa consiste em coletar dados de erros em jogadas e realizar testes até que as medidas mais eficientes sejam determinadas. Para se preparar para as partidas contra os profissionais do eSport, a inteligência artificial foi submetida a treinamentos contra si mesma em uma simulação, adquirindo uma experiência que equivale a 180 anos de prática.

Nesta quinta-feira (23), a equipe chinesa Big God também foi capaz de vencer, sem grandes dificuldades, a OpenAI Five. Com isso, uma terceira equipe será escolhida nesta sexta-feira (24) para uma última partida contra o programa de inteligência artificial.

Continua após a publicidade

Para acompanhar as transmissões ao vivo da The International 2018 o canal oficial do evento na Twitch. A programação das partidas pode ser conferida no  site oficial de Dota 2.

Fonte: CNET