Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CS: GO remove partidas ranqueadas da versão gratuita para barrar trapaceiros

Por| Editado por Claudio Yuge | 04 de Junho de 2021 às 20h20

Link copiado!

CS: GO remove partidas ranqueadas da versão gratuita para barrar trapaceiros
CS: GO remove partidas ranqueadas da versão gratuita para barrar trapaceiros
Tudo sobre Valve

A Valve anunciou nesta quinta-feira (3) uma mudança importante no game Counter-Strike: Global Offensive, mudando as regras de acesso gratuito a partidas ranqueadas, que passam a estarem restritas apenas a contas Prime. O game segue sem cobrança e com todos os modos disponíveis à totalidade dos jogadores, mas aqueles que estiverem fora desse perfil “premium” não terão acesso a grupos competitivos, drops de itens e ganho de experiência para evolução de patentes.

A alteração é bastante drástica, no que toca o aspecto free-to-play do game, e foi feita para conter a onda de trapaceiros nas partidas ranqueadas do título. Na visão da Valve, ao colocar o acesso a tais jogos atrás de uma barreira de pagamentos, se reduz a superfície de interesse para os responsáveis pelo desenvolvimento de hacks, já que, como dito, um pagamento passa a ser exigido para as partidas que realmente “importam” — desnecessário dizer que, para muitos usuários, essa mesma ideia também foi motivo de reclamações.

Com isso, todas as contas de jogadores de CS: GO passam a ter acesso às partidas sem ranking, com acesso a todos os modos, mapas, armas e atributos das rodadas competitivas do título. Usuários Prime também podem participar dos combates casuais, mas passam a ter acesso, também, à rota de evolução de perfis do game, ganhando experiência de acordo com a performance no campo de batalha, entregas semanais de itens, eventos e demais regalias dedicadas aos pagantes.

Continua após a publicidade

A mudança, também, tem caráter imediato, sendo aplicada no momento em que foi anunciada, nesta quinta. Assim, desde 3 de junho, a única maneira de obter acesso ao Prime passa a ser a compra do passe, que está sendo vendido por R$ 83,99 na Steam. A rota gratuita até o status deixa de existir de forma imediata, com as estatísticas de quem estava neste caminho sendo apagadas em duas semanas, a não ser que os usuários realizem a aquisição do pacote.

Acesso reduzido

Até agora, era possível obter uma conta Prime de diferentes maneiras. Quem adquiriu CS: GO desde seu lançamento, em 2012, recebeu essa graduação automaticamente quando o título se tornou free-to-play, em dezembro de 2018. Já os usuários da versão gratuita recebiam o status ao chegarem ao nível 21, algo que, para a Valve, era uma exibição do comprometimento com o jogo.

Continua após a publicidade

De acordo com a produtora, quem já possui o status Prime pago continuará normalmente, enquanto o comunicado, pouco claro, dá a entender que as graduações obtidas gratuitamente também devem permanecer como tal. A todo o restante, porém, o único método de acesso passa a ser a compra de um passe, que dá acesso às partidas ranqueadas e demais recursos, e está sendo vendido por R$ 83,99 na Steam.

A compra dá direito ao acesso direto, para contas novas e antigas, mas a Valve deu até o dia 17 de junho para os jogadores que estavam na rota do nível 21 realizarem a aquisição do Prime e manterem seus níveis de experiência e itens. Após a data, aqueles que não adquirirem a versão “premium” do game perderão suas estatísticas, enquanto, desde já, deixam de ter acesso a sistemas de evolução e partidas ranqueadas.

Além das informações técnicas e de dinâmicas, a Valve não falou mais sobre o assunto nem comentou sobre a principal reclamação entre os fãs de Counter-Strike: Global Offensive, que passa a ter uma possibilidade de acessibilidade bastante reduzida. A perspectiva de diminuição no uso de trapaças é uma boa notícia em qualquer jogo competitivo, mas atrelar isso a uma porta mais fechada para iniciantes, e a um valor considerado alto pelo tempo de vida do título, parece ser uma medida drástica — e que atinge mais do que, apenas, os responsáveis por esse mau uso.

Continua após a publicidade

Fonte: Twitter CS: GO