Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pokémon GO pode receber locais patrocinados no futuro

Por| 12 de Julho de 2016 às 18h46

Link copiado!

Pokémon GO pode receber locais patrocinados no futuro
Pokémon GO pode receber locais patrocinados no futuro

Em pouco menos de uma semana, Pokémon GO já se revelou uma grande máquina de imprimir dinheiro. O jogo já aparecia na lista de aplicativos mais lucrativos do iOS em menos de 24 horas e, com o passar dos dias, foi responsável pela valorização das ações da Nintendo. Só que esse é apenas o começo, uma vez que o potencial de monetização do jogo é bem maior do que esse. E já tem muita gente de olho nesse novo segmento e nas possibilidades que ele oferece.

Em entrevista ao jornal The New York Times, o fundador e chefe executivo da Niantic, John Hanke, comentou sobre o modelo de negócio que a empresa pretende adotar após o lançamento do game. E, mais do que vender Pokébolas, moedas e outros itens dentro do aplicativo, o estúdio planeja fechar parcerias com outras empresas para transformar estabelecimentos em pontos de interesse para os jogadores. Segundo o executivo, não há nada definido sobre o tema ainda, mas garantiu que haverá anúncios relacionados sobre esses conteúdos patrocinados para Pokémon GO no futuro.

E o que isso significa? Para o jogador, pouco coisa. No entanto, para a Niantic e para a Nintendo, isso representa um novo campo para os negócios e que pode render muito dinheiro. Afinal, diante do sucesso do jogo, que empresa não estaria disposta a pagar para fazer com que a sua loja se transformasse em um ginásio ou o abrigo para aquele Pokémon lendário? Pois é esse tipo de coisa que podemos ver no futuro.

From outside the restaurant where we ate dinner tonight. There was a Pokestop next door with lure constantly active. pic.twitter.com/cfQ05yIdl8 — Steve Lubitz (@WickedGood) 11 de julho de 2016
Continua após a publicidade

Como o The New York Times relembra, a Niantic já tinha feito algo parecido com Ingress, jogo lançado em 2012 e que trazia um conceito bem parecido com Pokémon GO. Mesmo sem o mesmo apelo de Pikachu e companhia, o título já havia conseguido atrair a atenção de patrocinadores, que pagaram para que o estúdio fizesse de seus estabelecimentos um ponto de interesse para os jogadores.

E isso vem apenas para sacramentar algo que já podemos encontrar desde o lançamento de Pokémon GO, na última semana. Poucas horas após o lançamento do aplicativo, diversos bares e restaurantes se aproveitaram do sucesso do game para atrair os treinadores e aumentar suas vendas.

O curioso é que, antes mesmo de a produtora oficializar esse tipo de parceria, já há vários bares e restaurantes se aproveitando do sucesso do game para aumentar as suas vendas. Nos Estados Unidos e na Austrália, onde o jogo foi lançado oficialmente, estabelecimentos começaram a usar o app como forma de atrair clientela, seja permitindo apenas que clientes capturem o Pokémon que se esconde lá dentro ou fazendo brincadeiras relacionadas ao jogo.

Pokemon Go. Got. Real. (Thanks, @Clatham78) pic.twitter.com/fjrtOw97CD — James Bartholomeou (@Iyagovos) 8 de julho de 2016
Continua após a publicidade

A monetização de jogos de realidade aumentada é algo que até mesmo redes menores e domésticas já perceberam, então era óbvio que seria apenas uma questão de tempo para que as grandes marcas de varejo comecem a abraçar de verdade Pokémon GO. E, quando isso acontecer, prepare-se para ver muita gente correndo para dentro de lojas.

Fonte: The New York Times, PopSugar, CNBC, Eater, Business Insider