Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Jogos mobile simulam cirurgias de maneira realista; veja

Por| 05 de Julho de 2019 às 22h22

Link copiado!

Captura de Tela: Level Ex
Captura de Tela: Level Ex

Com o objetivo de ajudar médicos a aperfeiçoarem seus métodos cirúrgicos, Sam Glassenberg e sua empresa, a Level Ex, criaram jogos ultrarrealistas que simulam diversos tipos de procedimentos médicos. Durante o Social Innovation Summit, em Los Angeles, Glassemberg demonstrou um "jogo" em que era possível realizar uma colonoscopia (exame que detecta câncer no intestino), causando o espanto dos presentes.

A colonoscopia é apenas uma das dezenas de opções de procedimentos dentro dos quatro aplicativos de jogos distintos da Level Ex — Airway Ex, Gastro Ex, Pulm Ex e Cardio Ex — que contêm simulações de exames e operações da vida real. Simplesmente baixando um aplicativo em um smartphone ou tablet com iOS ou Android, médicos e estudantes podem praticar seu ofício, com "jogos cirúrgicos" hiperrealistas que simulam procedimentos como intubação, endoscopias e, mais recentemente, cirurgia cardíaca.

"Capturamos os desafios da prática da medicina — diagnóstico, desafios clínicos, desafios de procedimentos — e os trazemos como mecânica de videogame", disse Glassenberg, em entrevista ao Mashable.

Continua após a publicidade

A demanda dos médicos e o crescimento da empresa têm sido astronômicos. Depois de apenas quatro anos de existência, 400 mil médicos e profissionais da área da saúde já estão praticando procedimentos nos aplicativos e, de acordo com os dados da empresa, um em cada três cirurgiões americanos está usando os aplicativos. A Level Ex também fez recentemente algumas contratações de executivos de alto nível da indústria de jogos.

"É glorioso", disse Glassenberg sobre Cardio Ex, jogo mais recente da empresa. "Realmente ele capta toda a tomada de decisão da cardiologia intervencionista, com casos interessantes e difíceis. É competitivo, é divertido e realmente mostra o motivo pelo qual os médicos entram na medicina: o desafio", explica.

Glassenberg disse que a Level Ex, como fabricante de aplicativos, também recebe apoio regular da Google e da Apple, e tem algumas parcerias com empresas de tecnologia de alto perfil em andamento (embora ele tenha se recusado a especificar mais).

Continua após a publicidade

Situações complexas

Hoje em dia, muitos procedimentos complexos não exigem que os cirurgiões coloquem as mãos em corpos humanos. Em vez disso, algumas ferramentas de alta precisão, controladas pelo próprio médico, são capazes de realizar esses procedimentos.

Mas os cenários que os médicos enfrentam no game e as decisões que devem tomar sobre quais ferramentas e métodos empregar são bem reais. Por exemplo, fazer escolhas sobre o tamanho do stent que um médico deve empregar para reparar uma artéria é o tipo de experiência que normalmente se adquire bem mais com a prática cirúrgica que com os livros didáticos. E o jogo coloca o profissional nessa situação.

Continua após a publicidade

Os jogos são úteis principalmente para casos mais difíceis. E, com isso em mente, a Level Ex recebe o feedback de médicos com casos no mundo todo e pode transformar esses cenários da vida real em jogos que os médicos possam jogar e estudar. Eventualmente, a empresa espera chegar ao ponto onde os médicos também possam ser capazes de praticar procedimentos específicos de seus pacientes.

Todos os jogos da Level EX já podem ser baixados tanto para iOS, na App Store, como para Android, na Play Store.

Fonte: Mashable