Siga o @canaltech no instagram

Investimento do brasileiro em jogos mobile cresceu 60% em dois anos

Por Wagner Wakka | 22 de Janeiro de 2019 às 11h25
Reprodução

A empresa de análises App Annie liberou nesta semana mais uma edição de seu relatório sobre o mercado global de aplicativos, incluindo o Brasil. Um dos destaques do estudo foi relacionado a games mobile no país.

O setor aparece como um dos principais no mercado local de apps, representando 75% do gasto em programas dentro das lojas da Apple e Google. O Brasil ainda aparece em nono lugar nesta lista, com crescimento de mercado de 60% nos últimos dois anos.

Dentre os games de destaque por aqui estão o battle royale Free Fire; seguido de Helix Jump, Subway Surfers, PUBG Mobile e Pou. Tanto Free Fire como Helix Jump foram os únicos games que se mantiveram da lista de 2017, que também continha Candy Crush, Cartola FC e Clash Royale.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Isso mostra que há um fenômeno no Brasil em que se busca pelo Free Fire como opção para os concorrentes jogos em batte royale Fornite e PUBG Mobile. O que acontece é que o título mais famoso por aqui também é a versão mais leve entre os três, representando uma opção acessível para um mercado ainda com smartphones menos potentes.

Mundo

O mercado de jogos mobile deve representar 60% do market share mundial de consumíveis em 2019, é o que aponta relatório. A China despontou em 2018 com US$ 28 bilhões gastos pelos consumidores na compra de apps, um aumento de 105% em dois anos. Estados Unidos e Japão também seguem ambos com altos investimentos.

Gráfico mostra gasto de usuários com apps (Gráfico: App Annie)

O levantamento também aponta que os gêneros de battle royale e de jogos hyper casuais foram os que mais tiveram destaque no ano. Entre eles estão os já citados Free Fire, Fortnite e PUBG Mobile. Contudo, outros títulos como Helix Jump, Happy Glass e Hole.io, todos títulos extremamente casuais, passaram a figurar também entre os mais jogados.

A empresa também destaca Pokémon Go, jogo que também se mantém ativo em vários países, sobretudo nos Estados Unidos e Canadá.

Jogos mais baixados em cada país em 2018 (Gráfico: App Annie)

O mercado como um todo teve crescimento de 13% em relação ano passado, com os usuários gastando um total de US$ 5 bilhões por mês em jogos.

Fonte: App Annie

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.