Como baixar e instalar mods no Minecraft

Como baixar e instalar mods no Minecraft

Por Rodrigo Folter | Editado por Bruno Salutes | 07 de Junho de 2022 às 13h55
Reprodução

Saber como baixar e instalar mods no Minecraft é um processo importante para expandir a experiência ao experimentar as criações, normalmente feitas por membros da comunidade, que não estão disponíveis na versão padrão do jogo da Mojang.

Existem vários sites que permitem baixar os mods para o jogo, mas para esse tutorial usaremos o CurseForge, um dos principais nomes no assunto na indústria. Confira abaixo.

Como colocar mods no Minecraft

Colocar mods no jogo é um processo relativamente simples, já que o CurseForge auxilia no processo criando, criando uma pasta Minecraft que executa os mods facilmente. Selecione a versão para inserir experiências interessantes, como o mod do Herobrine, baseado na lenda urbana do título.

Confira abaixo o passo a passo de instalação programa e como encontrar e colocar mods dentro do jogo através do CurseForge.

Instale o Forge

  1. Acesse o site e entre na página de downloads do CurseForge e baixe o aplicativo;

  2. Abra a pasta “Downloads” de seu computador e execute o arquivo;

  3. Permita que o Windows instale e siga os passos do processo de instalação.
Siga os passos da instalação do CurseForge para baixar e instalar mods no Minecraft (Captura de tela: Rodrigo Folter)

Se você faz parte do “Programa Windows Insider”, assim que começar a instalar, uma mensagem de erro vai aparecer. Para resolver o problema, será necessário instalar o aplicativo através do prompt de comando. Veja como:

  1. Digite na barra de pesquisa do menu iniciar “Prompt de comando”;

  2. Abra a pasta “Downloads” de seu computador e arraste o arquivo de instalação para o Prompt de comando;

  3. Aperte “Espaço” e digite -AllowWindowsInsider;

    Utilize o prompt de comando para instalar o CurseForge se fizer parte do Windows Insider (Captura de tela: Rodrigo Folter)


  4. Aperte enter e execute a instalação do programa.

Baixe e instale mods para Minecraft

A primeira página do CurseForge mostra todos os jogos com mods disponíveis, se o Minecraft já estiver instalado aparecerá em primeiro. Entre e acesse “Browse Modpacks” para navegar por todos os pacotes modificações disponíveis na plataforma.

Nessa etapa é possível ver o criador do Mod, informações sobre o tema, de quando é a última versão e de qual versão do Minecraft corresponde. Também é possível usar a barra de pesquisa na parte superior para encontrar o que deseja.

Veja as informações do mod através do CurseForge (Captura de tela: Rodrigo Folter)

Encontrou o mod perfeito? Agora é só clicar em Clique em “Install” para começar o processo.

  1. Aguarde o download do arquivo;

  2. Em seguida, o CurseForge começa a instalar o que é necessário;

  3. Toque em “Play” quando o processo terminar.

Automaticamente você será direcionado para o Launcher oficial do jogo e poderá ver algumas mudanças. O aplicativo cria uma versão do jogo que seja compatível com o mod. Basta clicar em “Play” e começar a jogar.

Mod instalado pelo CurseForge aparece como uma das opções no cliente do Minecraft (Captura de tela: Rodrigo Folter)

Como instalar mods no Minecraft para celular

No celular, o mais indicado, é a instalação de pacotes de recursos encontrados na loja da plataforma. No entanto, esse processo costuma ser pago. Confira abaixo como instalar.

  1. Toque em jogar no menu inicial e depois em "Criar novo";

  2. Toque em "Criar Novo Mundo" e desça a barra de rolagem do lado esquerdo até encontrar "Complementos";

  3. Selecione "Pacotes de text." e vá em "Obter mais pacotes" para acessar todos os disponíveis;

    Nessa sessão é possível ver alguns dos pacotes disponíveis (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)
  4. Nessa sessão você encontra alguns dos principais, mas se descer a barra de rolamento pode verificar todos ao clicar em "Exibir Mais Pacotes";

  5. Aqui você encontra todos os pacotes disponíveis que podem ser adquiridos pelas moedas do jogo, adquiridas através de dinheiro real;

  6. Para adquirir, clique no ícone de "+" no canto superior direito e selecione quantas moedas deseja comprar;

  7. Após adquirir o mod, é só clicar em "Ativar" na página anterior e depois em "Criar" para iniciar o jogo com o mod adquirido.
    A direita é possível selecionar seus pacotes disponíveis e ativá-los para iniciar a parte (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Tipos de mods para Minecraft

Existem três tipos de mods disponíveis para o jogo: baseado em cliente, server mod e pacote de mods. O primeiro é instalado diretamente no cliente do jogo, alterando arquivos internos, como arquivos de áudio ou textura. É importante tomar cuidado visto que pode corromper arquivos e forçar a reinstalação do jogo.

O server mod é um pouco mais complexo, instalado em servidores específicos, criados por usuários com grande conhecimento de programação e é usado para auxiliar na manutenção do bem-estar da comunidade.

Por último, o pacote de mods que instalam uma série de mudanças, como temas específicos, missões novas e outras. É o tipo mais comum, onde se encaixa os que são instalados pelo CurseForge.

É seguro instalar mods?

Como qualquer instalação feita no computador, é importante buscar fontes confiáveis, que podem ter sido ressaltadas pela própria produtora do jogo ou conhecidas pela comunidade. Fique atento também aos comentários feitos sobre mods e modders para saber sua procedência.

Muitas empresas incentivam a prática feita pela sua comunidade, portanto, instalar mods é seguro, desde que tome os devidos cuidados.

Pronto, assim você consegue criar uma partida nova com os mods selecionados através da plataforma do jogo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.