Um novo bug de texto está travando iPhones pelo mundo

Por Rubens Eishima | 24 de Abril de 2020 às 11h10
Reprodução/Canaltech

Um novo bug de texto do iOS foi revelado recentemente e causa um travamento geral do sistema. O problema é disparado com o recebimento de uma mensagem de texto ou a exibição de uma página com uma combinação específica de caracteres.

Segundo o perfil EverythingApplePro no Twitter – que por sinal admitiu que travou remotamente “várias centenas de telefones” usando a combinação em sua descrição na rede social – o bug acontece durante a tentativa de exibição de caracteres no alfabeto árabe (identificado em alguns sites como sendo sindi, que é uma língua). Após o travamento, a única opção é reiniciar o aparelho.

O travamento e seu modo de funcionamento lembram problemas semelhantes que volta e meia aparecem no sistema, como a mensagem na escrita telugo, em 2018, ou uma combinação em alfabeto árabe, em 2015.

Apesar de um desenvolvedor anunciar uma solução do problema para aparelhos com jailbreak no Reddit, relatos no Twitter indicam que a versão 13.4.5 do iOS, atualmente em testes, corrige o bug. Enquanto a Apple não libera a correção, o jeito é tomar cuidado ao acessar as redes sociais e lembrar do procedimento para reiniciar o dispositivo.

Como forçar a reinicialização do iPhone

No iPhone 8 ou superiores:

  • Pressione e solte o botão para aumentar o volume
  • Pressione e solte o botão para diminuir o volume
  • Pressione o botão lateral e o mantenha pressionado até aparecer o logo da Apple

No iPhone 7:

  • Mantenha pressionados os botões de diminuir o volume e despertar até o logo da Apple aparecer na tela

Fonte: iMore

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.