Publicidade

Como configurar os ajustes de acessibilidade do iPhone

Por  • Editado por  Bruno Salutes  | 

Compartilhe:
Foto: Dimitri Karastelev (Unsplash)
Foto: Dimitri Karastelev (Unsplash)
Tudo sobre Apple

Apesar de se tratarem de funcionalidades voltadas principalmente para pessoas com necessidades especiais, muitos dos recursos de acessibilidade encontrados no iPhone e no iPad podem trazer mais facilidade e praticidade para quaisquer usuários.

O Assistive Touch, por exemplo, é um grande conhecido dos usuários da maçã há muitos anos. Já a redução de movimento é uma funcionalidade muito ativada de forma imediata por diversas pessoas ao ajustarem um novo iPhone ou iPad para uso.

Confira a seguir nossa lista abaixo com 10 recursos muito úteis de acessibilidade do iOS para conhecer, ativar e testar em seu iPhone:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

1. Zoom

A função do Zoom da acessibilidade não tem nada a ver com o zoom da sua câmera: ela se aplica ao conteúdo da própria tela do celular. Com uma série de funcionalidades, como digitalização inteligente, filtragem do que não se aplica à função, nível máximo do recurso, entre outras, a ferramenta de Zoom pode ajudar pessoas com dificuldade em enxergar nas telas pequenas dos aparelhos celulares.

Para utilizar o Zoom em seu iPhone, entre em Ajustes > Acessibilidade > Zoom > Ativar e configure-o, conforme as suas preferências.

2. Tamanho da fonte dos textos

Ainda na área de dimensões para pessoas que precisam de ajuda para enxergar melhor o conteúdo da tela, a função de tamanho do texto permite aumentar o tamanho da fonte das letras da tela em enormes proporções.

Isto se aplica a todos os aplicativos que utilizem a "Fonte Dinâmica", o que naturalmente envolve a todos os nativos do iPhone, além de apps de e-mail e comunicação como Gmail, WhatsApp, Telegram, Messenger, dentre uma infinidade de outros.

Para aumentar o tamanho do texto exibido na tela do seu iPhone, entre em Ajustes > Acessibilidade > Tela e Tamanho do Texto > Texto Maior > Ativar e arraste a barra da esquerda para a direita para definir qual o melhor tamanho da fonte para a sua leitura.

Continua após a publicidade

3. Símbolo nos botões de seleção

Um recurso mais simples, mas ainda assim interessante, é a ativação dos símbolos nos seletores, ou seja, os botões de seleção, para ativação ou desativação de alguma função. Naturalmente, trata-se de um ajuste para pessoas que possuam daltonismo ou algum outro tipo de dificuldade visual, e ajuda permitindo que seja interpretado o símbolo do botão, além de sua cor.

Para ativar o símbolo nos seletores do seu iPhone, entre em Ajustes > Acessibilidade > Tela e Tamanho do Texto > Símbolo nos Seletores > Ativar e pronto, você imediatamente já verá símbolos nos botões de ativação.

Continua após a publicidade

4. Inversão de cores clássica ou inteligente

Muito se utilizava este recurso antes do surgimento do Modo Escuro no iOS, pois cores claras se tornam escuras, ou seja, os fundos brancos de um navegador, uma anotação do Notas, ou a tela de uma conversa de um app de comunicação automaticamente se torna fundos pretos, dando uma melhor leitura à noite.

A diferença da Inversão de Cores da Inteligente para a Clássica é que, na primeira, tudo o que for imagem, foto, vídeo, mídias em geral e ícones de apps, que podem ficar irreconhecíveis com a aplicação do recurso, são detectados automaticamente para que não seja aplicada a inversão das cores, enquanto na segunda, todas as cores são invertidas, independentemente do que esteja sendo exibido na tela.

Continua após a publicidade

Para ativar o recurso, entre em Ajustes > Acessibilidade > Tela e Tamanho de Texto > Inversão Inteligente ou Inversão Clássica.

5. Calibração de cores da tela

Outro recurso muito utilizado para tratar necessidades especiais, os filtros de cor do iOS podem ajudar a recalibrar as cores da tela do dispositivo. A função traz filtros de tons de cinza, de conjunto de cores indicadas para tratar protanopia, daltonismo ou tritanopia, além da opção de sobreposição de uma cor em toda a tela.

Continua após a publicidade

Porém, o uso dos filtros de cor não é exclusivo de pessoas com necessidades especiais: usuários que trocaram a tela original de seus aparelhos por outra, substituindo uma tela rachada, por exemplo, podem utilizar os controles de intensidade e de matiz do filtro de sobreposição de cor para ajustar eventuais defeitos.

Para explorar as opções de filtros de cores do recurso, entre em Ajustes > Acessibilidade > Tela e Tamanho de Texto > Filtros de Cor > Ativar.

6. Redução de movimentos entre telas

Continua após a publicidade

O recurso de reduzir o movimento entre telas do iPhone foi lançado pela Apple por conta de uma polêmica que dizia que os efeitos excessivos ao trocar de apps, páginas e telas do iOS 7 causavam mal-estar, enjoos e provocavam labirintite em alguns de seus usuários.

Conforme novas versões do iOS foram sendo lançadas e os efeitos foram sendo aprimorados, a funcionalidade permaneceu, para aqueles que preferem um manuseio mais prático do iPhone, com uma troca mais simples e rápida entre telas, e sem os enfeites e o preciosismo da Apple.

Para reduzir os movimentos entre telas do seu iPhone, entre em Ajustes > Acessibilidade > Movimento > Reduzir Movimento > Ativar.

Continua após a publicidade

7. AssistiveTouch

Definitivamente, trata-se do recurso de acessibilidade que as pessoas mais utilizam em seus iPhones, ou pelo menos era este o caso quando o dispositivo possuía um botão Home (até a geração do iPhone 8) que falhava não com muita dificuldade, o que obrigava as pessoas a ativarem o AssistiveTouch para continuarem a manusear o celular sem maiores problemas.

O recurso conta com mil e utilidades para o seu iPhone. Basicamente, ele adiciona um botão Home virtual na tela do seu aparelho que aparece onde quer que você entre, com uma certa opacidade transparente ou não, isto pode ser ajustado nas configurações, e deixado em algum canto da tela.

Ao clicá-lo, você pode ter apenas uma função configurada, como a do próprio botão Home ou outra que preferir, ou então uma série de recursos juntos de uma vez, como acionar a Siri, fazer uma captura de tela, controlar o volume do dispositivo, bloquear o aparelho, dentre muitas outras opções.

Continua após a publicidade

Para utilizar o AssistiveTouch, entre em Ajustes > Acessibilidade > Toque > AssistiveTouch > Ativar e configure-o conforme as suas preferências.

8. Toques Atrás

O recurso de Tocar Atrás foi apresentado com o iOS 14 somente aos aparelhos que possuem a parte traseira de vidro, ou seja, da geração do iPhone 8 em diante. Com ele, você pode configurar uma função para quando der dois toques rápidos na parte traseira do seu aparelho, e outra para quando der três toques.

Continua após a publicidade

É possível configurar para fazer uma captura de tela, aumentar ou diminuir o volume, bloquear a tela, acionar a Siri, dentre uma série de opções, além de naturalmente poder manter o recurso desativado, para evitar que funções sejam ativadas sem querer com toques acidentais na parte traseira do seu dispositivo.

Para utilizar os Toques Atrás em seu iPhone, entre em Ajustes > Acessibilidade > Toque > Tocar Atrás (última opção, ao final da tela) > Ativar e configure-os conforme as suas preferências.

9. Reconhecimento de sons

Continua após a publicidade

Outro recurso proveniente do iOS 14, o Reconhecimento de Som é especialmente útil para quem tem dificuldades auditivas, porém pode ser ativado também por quem está sempre com fones de ouvido, por exemplo.

A função basicamente detecta um barulho selecionado previamente por você e te manda uma notificação no iPhone ao ouvi-lo. Dentre as diversas opções, estão os sons de campainha, choro de bebês, gritos, latido de cachorros, tosse, buzina de carros, sirenes e batidas na porta.

Entretanto, não é muito recomendável o seu uso caso não haja uma real necessidade, pois a vasta quantidade de notificações pode te incomodar. Caso o seu celular detecte o barulho de um banho, por exemplo, uma enxurrada de notificações relacionadas à "Água Corrente" detectada invadirão a Central de Notificações do seu iPhone. Portanto, avalie bem a necessidade deste recurso.

Para utilizar o Reconhecimento de Som em seu iPhone, entre em Ajustes > Acessibilidade > Reconhecimento de Som > Ativar e configure os sons que deseja monitorar.

10. Piscar o LED do flash

A funcionalidade de piscar o LED do flash ao receber alertas é outra que é preciso avaliar bem o seu uso, pois pode criar um verdadeiro festival de luzes no seu quarto ou ambiente de trabalho. Caso você seja adepto do Não Perturbe no Modo Foco, você pode até mantê-lo ativado sem problemas, pois o LED do flash só vai ser disparado quando você receber ligações autorizadas conforme os seus ajustes.

No entanto, caso o seu celular vibre ou toque em cada notificação de mensagem recebida, pode ser que o pisca-pisca do LED sendo disparado a todo instante te incomode. Uma recomendação é utilizá-lo quando não puder ouvir o seu iPhone tocar, seja estando em um ambiente barulhento, por estar com fones de ouvido, ou simplesmente por mantê-lo no silencioso e precisar estar atento às suas notificações recebidas.

Para utilizar este recurso, entre em Ajustes > Acessibilidade > Áudio/Visual > Piscar LED para Alertas > Ativar.

11. Cancelamento de ruídos exteriores

Para manter a qualidade de uma ligação telefônica realizada em um local público, ou mesmo em um lugar barulhento, existe uma funcionalidade de acessibilidade que realiza o cancelamento dos ruídos exteriores. Para ter efeito, é preciso encostar o iPhone no ouvido durante a chamada, o que naturalmente descarta a possibilidade de uso do recurso em ligações viva-voz.

Para ativar o cancelamento de ruído em suas ligações telefônicas, entre em Ajustes > Acessibilidade > Áudio/Visual > Cancelamento de Ruído > Ativar.

12. Atenção do olhar para o Face ID

Visando trazer mais segurança para o desbloqueio do seu iPhone através do recurso Face ID, um ajuste de acessibilidade faz com que somente seja possível desbloquear o seu aparelho quando houver um contato direto dos seus olhos com a câmera frontal do mesmo.

Para ativar a atenção Face ID no desbloqueio do seu iPhone, entre em Ajustes > Acessibilidade > Face ID e Atenção > Ativar.

13. Notificações de volume alto

Aos usuários que costumam ouvir música com o volume demasiadamente alto em seus fones de ouvido conectados ao iPhone, esta função de acessibilidade notifica quando o limite de um volume considerado aceitável tiver sido ultrapassado por mais de sete dias consecutivos, te alertando para que você considere abaixá-lo e evite causar danos permanentes na sua audição.

Para ativar as notificações de volume alto em seu iPhone, entre em Ajustes > Acessibilidade > Áudio/Visual > Notificações de Volume > Ativar.

14. Sons de fundo

Para finalizar, os sons de fundo são sons como de chuva, riacho, oceano, entre outros, que você pode colocar para tocar, seja enquanto ouve uma música ou não, seja utilizando fones de ouvido ou os alto-falantes do próprio iPhone. Explore o recurso e veja como pode te ajudar a concentrar melhor em determinadas atividades e tarefas do dia a dia, ou mesmo para relaxar.

Para utilizar os sons de fundo em seu iPhone, entre em Ajustes > Acessibilidade > Áudio/Visual > Sons de Fundo > Ativar e explore as opções do recurso.

Extra: atalhos de acessibilidade

Como uma dica extra, para utilizar um ou mais de algum destes recursos listados acima de uma forma muito mais rápida do que ter que entrar nos Ajustes do seu iPhone toda vez que precisar deles, você pode ativar o atalho de acessibilidade, acionado ao apertar três vezes o botão lateral do seu aparelho.

Para ativá-lo, entre em Ajustes > Acessibilidade > Atalho de Acessibilidade (última opção, ao final da tela) > e selecione uma ou mais funções. Ao configurar mais de um recurso, quando você acionar o atalho, uma janela vai se abrir com as opções para que você escolha qual delas você deseja ativar no momento.