iPhone monitora o dia a dia de seus usuários; saiba como desativar a função

Por Redação
Divulgação

Parece coisa de filme ou de teoria da conspiração, mas o seu iPhone realmente registra cada local que você visita. Sabe quando você viu no cinema que o seu celular indicava exatamente os locais que você frequenta? Pois isso não é coisa da ficção e nem de paranoicos, já que o iOS conta com um recurso que monitora constantemente a sua movimentação e registra cada passo da sua rotina. E não se trata apenas do GPS ou do sistema de localização para o caso de você perder o aparelho, mas de algo feito para conhecer os seus hábitos.

Essa é uma função que a Apple nunca divulga, embora confirme a sua existência. Segundo a empresa, essa é uma ferramenta feita para personalizar os serviços de tráfego, como o próprio Mapas do iOS. A ideia é fazer com que o iPhone saiba exatamente os locais que você frequenta e os horários de chegada e saída de cada um deles para oferecer os melhores caminhos antes mesmo que você peça por isso. Quem está acostumado a conectar seu dispositivo ao Bluetooth do carro já deve ter reparado que o celular automaticamente mostra o tempo para um local — e quase sempre acerta para onde você está indo.

E, se por um lado, esse tipo de monitoramento traz grandes vantagens, por outro ele é bastante preocupante. Afinal, estamos diante de um enorme caso de invasão de privacidade. Ainda que a Apple diga que esses dados ficam restritos ao seu iPhone, não há como garantir que essa informação está sendo compartilhada com a companhia ou qualquer outra empresa por meio de algum aplicativo.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Assim, se você se preocupa com a sua privacidade e não gosta da ideia de estar sendo sempre monitorado por Tim Cook e seus asseclas, aprenda a desativar esse recurso escondido e fuja dos olhos do Grande Irmão.

Passo 1

Primeiramente, vá até Ajustes e, em seguida, selecione a opção Privacidade, identificada pelo símbolo da mão. Caso tenha dificuldades em encontrar o ícone, basta procurar no campo de busca adicionado no iOS 9 na parte superior da tela.

iOS monitora localização

Passo 2

Em seguida, clique em "Serviços de Localização" para ser levado a uma nova tela. Ela vai mostrar todos os aplicativos que utilizam de alguma forma o GPS do seu dispositivo, além de oferecer opções de personalizar quais podem e quais não podem ter acesso a ele. No entanto, para encontrar o recurso escondido, você deve ir até "Serviços do Sistema", localizado no final dessa lista.

iOS monitora localização

Passo 3

Nesta nova área, você verá todas as funções do iOS que utilizam o serviço de localização. Isso inclui desde atividades básicas, como ajuste do fuso horário, como também coisas mais específicas. No entanto, vá mais uma vez ao fim da lista e selecione "Locais Frequentes".

iOS monitora localização

Passo 4

É aqui que você desativa o recurso. Desmarque a opção "Locais frequentes" para que o iOS pare de registrar os lugares que você mais visita. E, apenas para ter uma ideia do que ele já sabe sobre você, basta olhar o histórico. Ele lista por cidades e, dentro de cada uma delas, os principais endereços por onde você passou. E é bastante assustador ver o quanto o iOS acerta tanto na localização quanto no horário que você passou por ali.

iOS monitora localização

Assim, para não ter mais que se preocupar com isso, apenas desative o recurso, limpe o histórico e durma tranquilo sabendo que ninguém mais está de olho em você.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.