iOS 8: confira as principais novidades do novo sistema da Apple

Por Redação | 17.09.2014 às 15:19

O iOS 8 chega para os usuários de todo o mundo nesta quarta-feira e, embora não seja uma evolução tão significativa comparada à chegada do iOS 7 no ano passado, a atualização traz muitas novas funcionalidades e ajustes que melhoram o aproveitamento de todo o ecossistema Apple.

A integração é uma das grandes mudanças do iOS 8. Poder enviar um SMS por meio de um iPad ou do Mac conectado à mesma rede Wi-Fi do iPhone será possível. Outro exemplo é o recurso Handoff, que permitirá o usuário continuar a executar uma tarefa em outro aparelho Apple. Ou seja, se você estiver escrevendo um e-mail no seu Mac e precisar sair, poderá continuar a escrever o e-mail no seu iPad.

O aplicativo de mensagens nativo do iOS também receberá mudanças importantes, ficando mais parecido com os apps de mensagens que chegaram com força ao mercado recentemente. Os novos recursos do aplicativo incluem o envio de mensagens em áudio e vídeo, similar ao que acontece no WhatsApp, por exemplo, assim como o envio de imagens. Ou seja, o iMessage se tornará uma ferramenta multimídia de conversas.

iMessage

Também integrado ao serviço, o "Find My Friends" (Buscar Meus Amigos) permitirá que o usuário consiga visualizar as mensagens individuais ou em grupos em um mapa dentro dos detalhes de contato. Executando o compartilhamento de localização, será possível também enviar a própria localização juntamente com a mensagem.

A Central de Notificações do iOS, que está presente no sistema desde o iOS 5, também traz algumas novidades. Com a atualização do iOS 8 será possível responder a cada notificação sem precisar sair do aplicativo que está sendo executado. Caso uma notificação de mensagem apareça, por exemplo, bastará passar o dedo para baixo para que ela se expanda e uma caixa de texto para resposta apareça. Isso abre várias possibilidades que poderão estar presentes em outros aplicativos. Por exemplo, o Twitter poderá permitir que um tweet possa ser respondido da mesma maneira que no iMessage. O Facebook também poderá permitir respostas a um comentário ou até mesmo curtir um determinado post.

As modificações nas notificações também permitirão que respostas a mensagens sejam feitas diretamente da tela de bloqueio. A aba "Perdidas", existente no iOS 7, deixará de existir. Assim, para descartar uma notificação, bastará ao usuário deslizá-la para a esquerda, similar ao que acontece no Android e no Windows Phone.

A Apple também trabalhou para entregar mais funções à Siri, sua assistente virtual. Ao perguntar à Siri "O que estou ouvindo?", a integração com o Shazam reunirá informações sobre a música que está sendo tocada, bem como dados sobre o artista e as lojas em que o usuário poderá adquirir a canção. Também, a Siri ganhou suporte ao "Hey Siri", que torna possível ao usuário acessar a assistente sem utilizar as mãos. O problema é que este novo recurso só está disponível quando o dispositivo está conectado, o que limita muito a sua utilidade.

Fotos do iOS 8

O aplicativo de fotos do iOS 8 permitirá uma pesquisa mais abrangente, podendo o usuário encontrar fotos e vídeos através de uma busca filtrada por data, hora, local, nome do álbum, com fornecimento de sugestões inteligentes de busca. A edição de imagens também melhorou e agora será permitido aplicar filtros, cortar imagens e realizar a correção de luz, cor e enquadramento. O app também está melhor integrado às bibliotecas do iCloud para compartilhamento de fotos e backup.

O Compartilhamento Familiar é um recurso muito útil para os pais. Com ele será possível supervisionar o que os filhos estão fazendo com seus smartphones. Antes do filho comprar um aplicativo, por exemplo, será possível que o pai, por meio de um recurso, decida se ele pode ou não comprá-lo. Com a nova atualização do sistema, será possível compartilhar aplicativos, músicas, fotos, iBooks e outros serviços com até seis contas. Para as famílias que possuem muitos compromissos, o calendário poderá ser sincronizado para que todo mundo acompanhe o dia de cada um em seus próprios aparelhos.

QuickType

O teclado do iOS 8, chamado de QuickType, também recebeu modificações. Ainda que a empresa da Maçã permita que o usuário instale o aplicativo de teclado que desejar, a novidade inclui um dicionário preditivo com palavras sugeridas acima do teclado. Essa barra preditiva pode ser ocultada para quem não gostar do recurso.

As melhorias e novidades da nova versão do iOS 8 incluem melhor integração do Safari com os outros aplicativos e com o iCloud Tabs; facilidade para encontrar contatos favoritos com ícone disposto no menu multitarefa; aplicativo Health que pode conter informações básicas sobre dados biológicos do usuário, bem como telefones de emergência; melhoria no Spotlight que agora busca locais, informações, horários de eventos e cinema de maneira mais inteligente, ainda que ele esteja limitado em alguns países.

Fonte: http://techcrunch.com/2014/09/16/ios-8-review/?ncid=rss e http://www.engadget.com/2014/09/16/ios-8-review/?ncid=rss_truncated