Facetime ganha função que “finge” contato visual em beta do iOS 13

Por Rafael Arbulu | 03 de Julho de 2019 às 14h33
Divulgação
Tudo sobre

Apple

Saiba tudo sobre Apple

Ver mais

Uma nova função vista dentro do beta do iOS 13, a próxima versão do sistema operacional móvel da Apple, promete tornar o processo de videochamadas pelo Facetime ainda mais estranho: chamado de “Facetime Attention Correction” (“Correção de Atenção no Facetime”, no bom português), o recurso “finge” contato visual entre as duas pessoas participantes da ligação.

A grosso modo, isso quer dizer que o aplicativo de videochamadas do iPhone/iPad vai fazer parecer que você e a outra pessoa estão de “olho no olho”, como dizem, mesmo que você não esteja olhando diretamente para a tela.

A premissa por trás da função tem solidez: nem todo mundo está acostumado a realizar chamadas de vídeo e, em situações onde elas são forçadas a fazê-las, é comum que desviem o olhar da tela, ou se concentrem em outras partes do display e não na câmera. A ideia da correção é justamente “fingir” que isso não acontece. O resultado não é dos mais agradáveis. Veja um demonstrativo abaixo, cortesia do usuário do Twitter, Will Sigmon:

Vale considerar que, mesmo diante de conversas frente à frente, humanos não costumam olhar fixamente aos olhos de outras pessoas 100% do tempo. Pensando nisso, a ideia da Apple pode não ser a mais indicada.

A novidade está disponível apenas na versão beta do iOS 13 voltada a desenvolvedores, e não é parte da versão pública para download. Ainda não se sabe, então, se essa correção chegará à versão final do sistema, prevista para o final de 2019.

Fonte: Mashable

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.