Publicidade

Como usar os modos de câmera do iPhone | Guia completo

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 15 de Agosto de 2022 às 12h00

Link copiado!

Imagem: TheRegisti/Unsplash
Imagem: TheRegisti/Unsplash

Se há um critério em que o iPhone sobressai dos concorrentes é a excelência da câmera ligado aos recursos que aprimoram a experiência do usuário. Para aproveitar todos esses benefícios, é importante saber como usar os modos de câmera do iPhone.

O iPhone oferece diversos modos nos ajustes da câmera, mas ter acesso a todos dependerá do modelo do seu smartphone. Isso significa que modelos mais recentes do smartphone da Apple podem oferecer mais funções que gerações anteriores — devido, obviamente, à qualidade da câmera e a potência do chip processador.

Se você quer saber mais sobre funções e compatibilidades, confira nosso guia completo com todos os modos de câmera do iPhone para testar e usar no seu dia a dia.

Continua após a publicidade

1. Modo macro

O modo macro é uma função de surgiu no iPhone 13 Pro e 13 Pro Max que aproveita a câmera ultra-angular com foco automático para fazer capturas nítidas de um objeto com distância de até 2 centímetros. Também é possível gravar vídeos em modo macro, incluindo os recursos de câmera lenta ou Time-lapse.

Para usá-lo não há nenhum ajuste que precise ser feito, você pode aproximar o iPhone do objeto e a câmera utilizará automaticamente a câmera ultra-angular para manter o enquadramento e a nitidez. No app Câmera, nota-se a transição para a câmera ultra-angular conforme o smartphone é aproximado ou afastado de um objeto.

Se quiser, você pode controlar a troca automática de macro no app Ajustes, indo em "Câmera" e ativando a opção "Controle de Marco". A partir disso, o app Câmera irá mostrar um botão do macro sempre o iPhone estiver em uma distância macro de um objeto. Então, toque no botão de macro se quiser desativar ou ativar a troca automática.

Continua após a publicidade

Nas gravações de vídeo, em Time-lapse ou câmera lenta, é preciso selecionar a câmera ultra-angular (0,5x) e, então, aproximar o smartphone do objeto. A troca automática de macro permanecerá na próxima vez em que estiver em uma distância macro de um objeto. Caso queira manter esse ajuste, volte à seção "Câmera", no app Ajustes, entre em "Preservar Ajustes" e ative a opção "Controle de Maco".

2. Modo Noite

O modo Noite é um recurso do iPhone ativado por padrão para aprimorar o sensor de captura de imagem em ambientes com pouca iluminação. Assim, você pode garantir fotos com cores mais naturais e nítidas, evitando ruídos esperados. Ele é compatível com os modelos de iPhone 13, iPhone 13 mini, iPhone 13 Pro, iPhone 13 Pro Max, iPhone 12, iPhone 12 mini, iPhone 12 Pro, iPhone 12 Pro Max, iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max.

Para ter resultados ainda melhores, sempre mantenha o smartphone firme até que a foto seja totalmente capturada. Uma boa dica é usar um suporte (tripé) ou colocar o iPhone em uma superfície para ter mais estabilidade e melhor exposição. Ao tirar a foto, o modo Noite exibe um número ao lado do seu ícone para indicar o quanto tempo levará para finalizar a captura da imagem.

Continua após a publicidade

Se quiser tirar fotos mais longas, toque no ícone do recurso e use o controle deslizante acima do botão do obturador. Selecione "Máx." para tornar o tempo de captura maior. Ao tirar a foto, a tela exibirá um timer com contagem regressiva até o término da tarefa. Vale mencionar que o modo Noite também pode ser utilizado para o modo Retraro e Time-lapse.

Desde o iOS 15, a Apple permite que você desative o recurso do modo Noite. Embora seja um ótimo recurso para melhorar fotos noturnas, você pode querer desativar o recurso para outras finalidades, seja tirar fotos realmente escurecidas ou evitar efeito de iluminação artificial. Veja como desligar o modo Noite automático do iPhone clicando aqui.

3. HDR

Continua após a publicidade

O HDR (grande alcance dinâmico) é um recurso que aprimora as fotos do iPhone em ambientes que favorecem o contraste alto. Nele, a câmera obtém várias foras seguidas, com exposições diferentes, e faz uma combinação entre elas para que as fotos ganham riqueza de detalhes com altas-luzes e sombras.

Para utilizar o HDR não é preciso fazer nenhum ajuste; o iPhone, por padrão, reconhece quando esse recurso pode ser favorável para ser utilizado na captura de uma foto. Em gravações de vídeo, os modelos de iPhone 12 e 13 podem usar o HDR para melhorar e fidelizar a captura de cores e contraste.

4. Live Photos

O Live Photos é um recurso inovador do iPhone que grava tudo que acontece um segundo e meio antes e após tirar uma foto na câmera. Assim, além da lembrança estática de uma imagem, você pode reviver rapidamente os detalhes da captura em um pequeno vídeo com áudio.

Continua após a publicidade

Após tirar uma foto com o Live Photos, você ainda pode escolher uma cena principal, adicionar efeitos, editar e compartilhar com outras pessoas. A dica, aqui, é enviar uma Live Photo pelo iMessage para preservar o recurso e poder ser visualizado em outro iPhone.

Para tirar uma foto com o recurso, basta abrir o app câmera e verificar se, no modo Foto, o Live Photos está ativado. Quando ativado, o botão do Live Photo aparece na cor amarela na parte superior da tela. Após tirar a foto, você poderá encontrá-la no app Fotos, na aba "Álbuns" e, depois, "Live Photos".

5. Flash

Continua após a publicidade

O flash é um recurso onipresente nos smartphones atuais e bastante utilizado para iluminar ambiente escuros. No iPhone, ele pode ser controlado para surgir em todas as capturas, de forma automática ou para ficar sempre desabilitado.

Para acessar essas configurações, abra o app Câmera e toque na seta localizada no topo da tela. Em seguida, toque no botão flash, no canto inferior esquerdo, e selecione uma das opções: "Auto", "Com" ou "Flash Desativado".

6. Câmera lenta

Continua após a publicidade

O recurso de câmera lenta, ou slow motion, permite criar vídeos bastante divertidos ao enfatizar e reduzir a velocidade de algum movimento feito por uma pessoa ou objeto. Nele, o vídeo começa a ser gravado normalmente e, logo em seguida, o efeito do recurso desacelera uma cena. É possível editar o vídeo posteriormente para ajustar a parte em que o efeito começa e para em um momento específica.

Use a câmera lenta no iPhone abrindo o app Câmera e selecionando o modo "Câmera Lenta". Nos modelos de iPhone 11, iPhone 12 e iPhone 13, você pode fazer gravação com o modo de câmera lenta pela câmera frontal.

7. QuickTake

Continua após a publicidade

O QuickTake é um modo de gravação de vídeo que você grava no modo Foto. Ou seja, enquanto você grava um vídeo QuickTake, é possível mover o botão gravar para a posição de bloqueio e tirar fotos em simultâneo.

Par usá-lo, basta abrir o app Câmera no modo Foto e manter pressionado o botão do obturador para gravar um vídeo QuickTake. Arraste o dedo à direita no botão do obturador para abrir o cadeado e fazer gravação de forma handsfree. Essa função está disponível para iPhones a partir dos modelos XS e XR.

8. Time-Lapse

Continua após a publicidade

O formato de gravação Time-Lapse cria um vídeo acelerado, unindo várias sequências de imagens, para mostrar uma cena em tempo menor do que está realmente ocorrendo. Ou seja, em uma gravação de minutos, o Time-Lapse consegue captura frames de vídeos bastante demorados, como um anoitecer do dia.

Acessar essa função no iPhone é simples: abra o apo Câmera e arraste para o lado até o modo Time-Lapse. Então, coloque o smartphone um local estável para capturar uma cena em movimento e inicie a gravação. Em um iPhone 12 ou posterior, use um tripé para o modo Time-Lapse para garantir mais detalhes e clareza ao gravar em ambientes de baixa luminosidade.

9. Retrato

Continua após a publicidade

O modo Retrato é um efeito de profundidade de campo capturado pela câmera do iPhone. Assim, fotos são capturadas com o objeto em destaque e o fundo desfocado. Ele funciona quando a pessoa ou objeto está em uma determinada distância da câmera, orientada pelo aplicativo, até que você veja o plano de fundo totalmente borrado.

Esse efeito está disponível em modelos do iPhone 7 e posteriores. Além disso, o modo Retrato também conta com recursos de iluminação com qualidade de estúdio (a partir do iPhone 8). Os efeitos disponíveis são:

  • Luz de Estúdio: ilumina as características faciais.
  • Luz de Contorno: efeito de iluminação direcional mais dramática.
  • Luz de Palco: isola o objeto ou em destaque.
  • Luz de Palco Mono: adiciona luz de palco em preto e branco.
  • Luz Brilhante Mono: adiciona luz em um objeto em escala de cinza sobre um fundo branco.

O modo Retrato também pode ser feito na câmera frontal em modelos de iPhone X ou posterior.

10. Panorama

O modo Panorama tem como função capturar imagens de fotografias com maior amplitude e largura. Ou seja, é recurso especial que possibilita capturar um cenário maior do que seria possível em uma foto comum. Isso possibilita, por exemplo, tirar fotos de uma grande extensão de um terreno, uma vista privilegiada ou outras possibilidades.

Para tirar uma foto panorâmica no iPhone, você precisa apenas abrir o app Câmera e arrastar a tela para entrar no modo Panorama. Depois, toque no obturador e siga a seta indicada para mover o smartphone para o lado direito. Se possível, mantenha a estabilidade firme para evitar distorções na imagem.

11. Zoom

O zoom é um recurso de câmera que faz a aproximação de uma imagem por um jogo de lentes internas ou por software. Assim, um objeto pode ficar em destaque na foto sem precisar mover de lugar a câmera.

No iPhone, o zoom pode ser ativado facilmente pelo app Câmera através do movimento de pinça com os dedos — igual à função de ampliar uma foto. A partir do iPhone 7, também é possível ampliar o zoom durante a gravação de um vídeo.

12. Exposição

O controle de exposição do iPhone é um recurso sutil, mas que pode fazer toda a diferença ao tirar uma foto. A exposição controla a quantidade de luz que a câmera irá receber, aumentando ou diminuindo as cores e contraste de uma foto.

Utilize a exposição no app Câmera tocando uma vez na tela até aparecer um botão com formato de sol. Então, arraste o botão com o dedo para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir a exposição da câmera à luz do ambiente.

13. Modo Cinema

O recurso do modo Cinema, presente nos modelos do iPhone 13 (e posteriores), é capaz de fazer gravações de vídeo com qualidade de um filme cinematográfico. Seu conjunto de lentes adiciona um efeito de profundidade de campo, utilizando inteligência artificial para alterar o foco automático em objetivos durante uma cena.

Se você precisar alterar o foco para outra imagem, e não a escolhida pela IA, pode editar o vídeo facilmente depois que finalizar o vídeo. As gravações realizadas pela câmera entregam qualidade 1080p Dolby Vision HDR, a 30 quadros por segundo.

Para gravar um vídeo no modo Cinema, abra o app Câmera. Em seguida, role a tela para o lado até entrar no modo "Cinema". Então, toque no botão de profundidade "f" e arraste o controle deslizante para ajustar o foco e a profundidade de campo produzido pelo recurso. Para focar em um objeto, basta tocar na tela uma vez. Toque duas vezes para que o foco se mantenha sempre no mesmo objeto.