Como fazer anotações no iPhone por voz

Como fazer anotações no iPhone por voz

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 17 de Agosto de 2021 às 12h30
Imagem: David Grandmougin/Unsplash

Fazer anotações no app Notas pode ser um desafio para momentos em que nossas mãos estão ocupadas ou o iPhone está longe do alcance dos braços, não é mesmo? Para resolver isso, a melhor opção é utilizar a voz para realizar notas rápidas no aplicativo.

Essa mágica pode ser feita facilmente com ajuda da assistente de voz do iPhone, a Siri. Através de comandos de voz específicos, ela pode realizar anotações simples, sem precisar desbloquear o iPhone, que ficam salvas no app Notas e sincronizados em todos os seus dispositivos Apple.

Ativando o comando "E aí Siri"

Antes de iniciar o tutorial para aprender como utilizar a Siri para fazer anotações por voz, você precisa se certificar de que ela está te ouvindo. Abaixo, acompanhe como verificar se o recurso para ativar a Siri com o comando "E aí Siri".

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para isso, na tela inicial do iPhone basta abrir o aplicativo Ajustes. Em seguida, vá em "Siri e Busca" e selecione a opção "Ativar ao Ouvir 'E aí Siri'". Dessa forma, você não precisa pressionar nenhum botão no smartphone para que ela atenda aos seus comandos.

Selecione o comando "E aí Siri" para ativá-la no iPhone por voz - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Fazendo anotações no iPhone por voz

Agora que você já ativou o recurso "E aí Siri", está na hora de utilizá-la para fazer anotações rapidamente e ser mais produtivo. Confira o tutorial abaixo.

Passo 1: utilize o comando de voz "E aí Siri" para ativá-la. Depois, fale para ela:

Faça uma anotação

Passo 2: em seguida, ela irá te perguntar: "O que você quer escrever". Diga por voz a anotação que você deseja salvar no app Notas.

Faça uma anotação rápida ao enviar o comando voz indicado neste tutorial para a Siri - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Dê preferência a anotações rápidas, aquelas que você precisa lembrar ou que funcionem como ganchos para que você as desenvolva posteriormente. A Siri deverá cortar sua anotação caso tente salvar textos muito longos com a voz.

Faça anotações rápidas com a Siri apenas com a voz - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.