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Como apagar a categoria 'Outros' e liberar espaço no iPhone

Por| Editado por Bruno Salutes | 17 de Dezembro de 2021 às 11h00

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Foto: Rahul Chakraborty (Unsplash)
Foto: Rahul Chakraborty (Unsplash)

Anteriormente chamada de "Outros", a categoria de dados do sistema do iPhone e do iPad pode ocupar uma parcela considerável do armazenamento do seu dispositivo, dependendo da maneira como você o usa. Para limpá-la e liberar espaço em seu aparelho, não existe um simples comando de ativação, mas sim várias recomendações que você deve seguir.

Sendo assim, confira a seguir algumas importantes dicas que podem te ajudar a reduzir o acúmulo de armazenamento de dados do sistema e liberar mais espaço em seu iPhone ou iPad:

1. Limpe o cache do Safari

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Uma boa ideia é começar limpando todos os dados de navegação, incluindo cookies, histórico e caches (arquivos temporários, como de imagens baixadas e páginas carregadas) do navegador Safari do seu aparelho. Para fazer isto, entre em Ajustes, e depois em "Safari". Selecione a opção "Limpar Histórico e Dados dos Sites", e confirme a ação na aba que vai se abrir.

Nota: todos os sites em que você estiver logado com uma conta no seu navegador Safari serão automaticamente desconectados, pois todos os dados de sites serão removidos com a limpeza de cache.

2. Limpe o cache do Mail

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Aproveitando a limpeza em seu aparelho, você pode também limpar todos os dados e caches das suas contas conectadas no Mail. No entanto, fazer isto é um pouco menos simples do que a limpeza de cache no Safari: é preciso apagar a conta, entrando em Ajustes > Mail > Contas > e selecionar a conta que deseja limpar. Após apagá-la, basta conectá-la do zero novamente, com todo o cache devidamente limpo.

3. Apague gravações de voz

Apesar de pouco usado pela maioria dos usuários, o Gravador do seu iPhone ou iPad também pode ser responsável por uma parte do espaço de armazenamento utilizado, caso você o utilize com determinada frequência.

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Isto porque, mesmo que você apague regularmente gravações de voz que não precisa mais guardar, existe uma "lixeira" no app que as armazena por até trinta dias corridos após a exclusão, e que são contabilizadas na pasta de "Outros" do seu dispositivo. Isto vale tanto para as gravações salvas, como para as que estão na lixeira.

4. Verifique atualizações pendentes

Se o seu dispositivo estiver ativado para receber novas atualizações do sistema de forma automática, é possível que o espaço de armazenamento esteja temporariamente comprometido por conta de alguma nova atualização baixada, mas que está programada para ser instalada durante o carregamento do seu aparelho.

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5. Reinicie o seu dispositivo

Quando foi a última vez que você reiniciou o seu aparelho? Pois bem, é sempre válido desligar o seu iPhone ou iPad, e aguardar um momento antes de religá-lo. Este simples processo é responsável por resetar todo o cache geral do seu dispositivo, incluindo a liberação do espaço de armazenamento ocupado pela categoria de "Outros", ou de dados do sistema.