Como acessar e apagar seu histórico de localização do iPhone

Como acessar e apagar seu histórico de localização do iPhone

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 18 de Maio de 2021 às 10h40
Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Você sabe quais são os lugares que visitou recentemente? Se estava com um iPhone no bolso, é possível que tudo tenha sido registrado no seu dispositivo. Com os serviços de localização do iOS ativados, o smartphone Apple pode captar a todo o momento os locais em que você esteve e quantas vezes o visitou para formar um histórico com as informações detalhadas no sistema.

Este recurso, chamado de "Locais importantes", é bastante útil para o iPhone aprender seus costumes e oferecer serviços personalizados nos aplicativos nativos, entregado melhores informações de rotas e trânsito do app Mapas, recursos de localização do Calendário, criação de "Memórias" do Fotos, entre outros. A Apple garante que os dados coletados são criptografados e sua identidade é preservada.

No entanto, as informações ainda ficam expostas no aparelho e é possível que esses dados sejam acessados por pessoas que estejam com seu iPhone e possuam o código de autenticação. Para resolver isso, você pode gerenciar o histórico de locais visitados a qualquer momento para manter ou excluir os registros.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Siga nosso passo a passo abaixo para acessar a seção de "Locais Importantes" e apagar seu histórico de localização do iPhone.

Acessando o histórico de localização

Passo 1: abra o app de Ajustes e, depois, vá em "Privacidade".

Acesse os ajustes de privacidade do iPhone - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: toque em "Serviços de Localização" > "Serviços do Sistema" > "Locais Importantes".

Entre nos "Locais Importantes" registrados pelo iPhone - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: use o Face ID, Touch ID ou código de bloqueio para realizar a autenticação e entrar na seção.

Autentique-se para acessar a seção de "Locais Importantes" - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 4: vá em "Histórico" e observe os lugares em que você já esteve. Toque em cada um para ver mais informações, como data, local e como chegou ao destino.

Veja com detalhes sobre os locais que visitou recentemente - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Excluindo o histórico de localização

Existem duas formas de apagar o histórico de localização da seção "Locais Importantes". Você pode tocar na seção "Histórico" e apagar cada local individualmente arrastando para o lado esquerdo e tocando em "Apagar". Você também pode tocar em "Limpar Histórico" e apagar todas as informações de uma vez.

Escolha um local para apagar do histórico arrastando para o lado e tocando em "Remover" - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Dica: para impedir que o iPhone continue a armazenar os locais em que você esteve, basta ir para a seção "Locais Importantes" e desativar o recurso. Lembre-se de que desativá-lo afetará sua experiência com apps nativos e não manterá suas localizações registradas. O serviço de localização e rastreio por GPS ainda continuará funcionando.

Desative os "Locais Importantes" para não armazenar nenhum registro de localização no iPhone - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Pronto! Agora você tem mais controle sobre sua privacidade e às informações que o iPhone armazena dos locais que você costuma frequentar.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.