Como abrir arquivos compactados no iOS

Por Muni Perez

Arquivos compactados são uma mão na roda, pois permitem agrupar diversos arquivos em um único, além de, claro, reduzir o tamanho total. Abrir estes arquivos no Android é bem simples e a maioria dos gerenciadores de arquivos já possuem a funcionalidade embutida.

Já no iOS a história é um pouco diferente. O processo não chega a ser complicado, mas não é tão intuitivo. O problema todo reside no fato de que o sistema na Apple não permite o acesso direto ao sistema de arquivos. Com isso, cada aplicativo mantém seus próprios arquivos e se você quiser transferir de um app para outro, é preciso utilizar o menu “Compartilhar”.

O iOS possui um visualizador embutido de arquivos comprimidos que funciona em determinadas situações, como quando você recebe por email — seja ele pelo cliente padrão da Apple ou pelo Gmail, Outlook, etc.

Arquivos comprimidos ios
Arquivos comprimidos ios

O visualizador embutido quebra um galho e com ele você consegue visualizar imagens, documentos de texto e PDFs, sendo que os documentos estarão sem formatação — ou seja, ele faz só o básico.

Se você precisa de funções mais avançadas, existe uma enorme variedade de aplicativos com esse objetivo na App Store. Basta uma simples pesquisa pelo termo “zip”. Os apps mais tradicionais são o iZip e o lendário WinZip.

Arquivos comprimidos ios

Ambos fazem basicamente as mesmas coisas, e na versão gratuita você consegue realizar as operações básicas sem problemas, tais como visualizar conteúdo, extrair e criar um novo arquivo compactado direto do app.

A versão paga do iZip te permite criar arquivos “zipados” com senha, e ainda se conecta aos principais serviços de armazenamento na nuvem, como o iCloud Drive, Google Drive, Dropbox e OneDrive, algo que facilita bastante o trabalho.

Arquivos comprimidos ios

Para abrir um arquivo compactado recebido por email ou algum outro meio, basta tocar no menu “Compartilhar” e selecionar o aplicativo em que deseja abri-lo. A maioria dos serviços de armazenamento na nuvem também não oferece um visualizador embutido de arquivos zip, mas é fácil abri-los no iZip ou WinZip: basta seguir o mesmo procedimento de abrir por email, selecionando outro app no mesmo menu de compartilhamento.

Outra maneira de colocar os arquivos no dispositivo é conectá-lo ao computador através do iTunes, selecionar “Aplicativos” e, no rodapé da página, escolher o app e inserir o arquivo diretamente.

Arquivos comprimidos ios

iZip e WinZip estão disponíveis gratuitamente na App Store.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.