Aprenda a espelhar seu iPhone ou iPad no Windows usando o LonelyScreen

Por Sérgio Oliveira

O ecossistema de sistemas operacionais da Apple é todo integrado graças ao AirPlay, que permite, entre outras coisas, espelhar a tela do iPhone ou iPad no Mac e na Apple TV. O problema é que, para os usuários do Windows, esse suporte é inexistente e eles têm de recorrer a alternativas de terceiros caso queiram fazer isso.

Existem vários aplicativos por aí que fazem a ponte entre PCs com Windows e iGadgets, mas talvez o melhor deles seja o LonelyScreen. Ele é gratuito e permite transmitir qualquer coisa do dispositivo móvel para o computador. O melhor de tudo é que não é necessário instalar absolutamente nada no iOS, só no Windows.

Ficou interessado e quer ver como a mágica acontece? Então siga nosso passo a passo abaixo e tenha seu iPhone ou iPad conversando com seu PC Windows em instantes.

Passo 1

Antes de tudo, primeiro devemos baixar e instalar o LonelyScreen no computador. Caso o firewall do sistema estiver ativo, é possível que surja uma tela solicitando permissão de acesso à internet. Libere o acesso e siga adiante.

Passo 2

Após a instalação, o LonelyScreen executará automaticamente no seu computador. Perceba que ainda é possível que haja algum tipo de bloqueio ao aplicativo por parte do firewall e você tenha de solucioná-lo clicando em "Fix It (Administrator)".

Após a instalação, libere todo o acesso à internet para o LonelyScreen clicando neste botão

Após a instalação, libere todo o acesso à internet para o LonelyScreen clicando neste botão (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Depois disso, o app estará pronto para ser usado como tela principal dos seus iGadgets.

Passo 3 (Opcional)

Agora que o LonelyScreen está devidamente instalado, pode ser que você queira fazer alguns ajustes nele antes de vê-lo funcionando. Por exemplo, o nome padrão do receptor é "LonelyScreen" e talvez você queira mudar isso. Para tanto, passo o mouse sobre a tela preta e clique no botão "LonelyScreen".

Você pode definir um nome personalizado clicando no campo LonelyScreen na tela do app

Você pode definir um nome personalizado clicando no campo LonelyScreen na tela do app (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Agora, selecione um novo nome e confirme no botão "Save".

Por fim, confirme a alteração clicando em Save

Por fim, confirme a alteração clicando em Save (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 4

Agora é chegada a hora de configurar o seu iPhone ou iPad para transmitir imagem para seu PC. Para que tudo funcione perfeitamente, o LonelyScreen precisa estar conectado na mesma rede do seu iGadget e não pode ser fechado durante o processo.

No iOS, acesse a Central de Controle deslizado a tela de baixo para cima.

No iOS, o primeiro passo é acessar a Central de Controle

No iOS, o primeiro passo é acessar a Central de Controle (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Se tudo estiver OK, perceba que o ícone do AirPlay estará disponível aqui. Toque nele.

Caso tenha instalado o LonelyScreen corretamente, o ícone do AirPlay estará visível aqui

Caso tenha instalado o LonelyScreen corretamente, o ícone do AirPlay estará visível aqui (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Uma lista com todos os receptores AirPlay aparecerá na tela. Procure pelo "LonelyScreen" ou pelo nome que você definiu no Passo 3 e o selecione tocando sobre a opção.

Na lista de dispositivos com suporte ao AirPlay, selecione o que você acabou de instalar no Windows

Na lista de dispositivos com suporte ao AirPlay, selecione o que você acabou de instalar no Windows (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Para espelhar a tela do seu dispositivo iOS, ative a chave "Espelhamento".

Ative a chave de espelhamento para enviar a tela do seu iOS para o PC

Ative a chave de espelhamento para enviar a tela do seu iOS para o PC (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Com a chave destacada em verde, toque em "OK" para confirmar as configurações.

Finalmente, toque em

Finalmente, toque em "OK" para confirmar as configurações e ver o resultado (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 5

Perceba que agora o nome do seu receptor LonelyScreen aparecerá onde antes estava escrito apenas "AirPlay" na Central de Controle. Feche a central tocando na seta para baixo.

Se tudo estiver bem, você verá o nome do LonelyScreen onde antes estava escrito AirPlay

Se tudo estiver bem, você verá o nome do LonelyScreen onde antes estava escrito AirPlay (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Pronto, agora tudo o que for exibido na tela do seu iPhone ou iPad será replicado na janela do LonelyScreen no seu PC com Windows, incluindo música e vídeos. É possível redimensionar a janela do app para ajustar o conteúdo da melhor maneira possível.

De volta ao PC, você verá que agora o LonelyScreen exibe a tela do seu dispositivo iOS

De volta ao PC, você verá que agora o LonelyScreen exibe a tela do seu dispositivo iOS (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 6

Terminou a brincadeira e quer parar o espelhamento? Basta clicar no botão de engrenagem no canto superior direito do LonelyScreen e escolher a opção "Exit LonelyScreen". Com isso, seu computador não ficará mais visível para seu iGadget.

Para encerrar o espelhamento, basta clicar na engrenagem no canto superior direito e pedir para fechar o LonelyScreen

Para encerrar o espelhamento, basta clicar na engrenagem no canto superior direito e pedir para fechar o LonelyScreen (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Agora faça bom proveito dessa dica. Divirta-se!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.