Apple exigirá políticas de privacidade em todos os aplicativos da App Store

Apple exigirá políticas de privacidade em todos os aplicativos da App Store

Por Carlos Dias Ferreira | 31 de Agosto de 2018 às 20h45

A Apple deve exigir em breve que todos os novos aplicativos da App Store (bem como as futuras atualizações de apps existentes) remetam às políticas de privacidade dos desenvolvedores. Anteriormente, bastava que cada companhia trouxesse o referido texto anexo à sua listagem, cobrança que agora se estende a todos os apps. A nova diretiva foi emitida a todas as softhouses associadas à loja online, conforme informação encontrada pelo 9to5Mac.

Em princípio, a exigência não deve ser retroativa. Segundo a Apple, aplicativos que ainda não possuam políticas de privacidade associadas apenas precisarão incluí-las em futuras atualizações até a data limite de 3 de outubro. Nesse ponto, quaisquer novas inclusões deverão trazer discriminadas instruções mostrando quais dados dos usuários são arquivados, como eles serão usados, de quanto tempo é a retenção e como é possível remover as informações compartilhadas (opt out).

As novas medidas são claramente mais um reflexo da instituição da GDPR, o conjunto de leis relacionadas a dados sensíveis que passou a vigorar em todo o espaço político europeu desde o dia 25 de maio. Após o escândalo com vazamento de dados protagonizado pelo Facebook no início do ano, a maior parte das companhias de tecnologia passou a apresentar um comportamento mais proativo — cada qual “tirando o seu da reta”, como se diz no bom português popular.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Fonte: via 9to5Mac

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.