Apple bloqueia malware que atingia iPhones sem jailbreak

Por Redação | 06 de Outubro de 2015 às 16h45

No início desta semana, a empresa de segurança Palo Alto Networks identificou um novo malware capaz de atingir iPhones sem jailbreak. Embora a maioria dos usuários atingidos pelo chamado YiSpecter seja da China e Taiwan, porém a Apple afirmou que já resolveu o problema.

A Maçã disse que a vulnerabilidade foi corrigida no iOS 8.4 e, além disso, também bloqueou os aplicativos maliciosos que distribuem o malware. É importante ressaltar que o problema estava presente em apps baixados de fontes não confiáveis, ou seja, fora da App Store.

A empresa também aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância de manter os smartphones atualizados, pois novas correções de segurança sempre são adicionadas nos updates. A Maçã também relembra que baixar apps fora da App Store não é uma boa ideia e que é preciso prestar atenção a todos os avisos emitidos pelo sistema.

Como o malware funciona?

O malware utiliza APIs privadas e certificados digitais das empresas desenvolvedoras para invadir o sistema do usuário. Uma das formas do YiSpecter conseguir acesso ao iOS era por meio de um aplicativo malicioso que permitia visualizar conteúdo pornográfico gratuitamente.

Uma vez que infecta um smartphone, o YiSpecter pode instalar aplicativos indesejados; substituir aplicativos legítimos por maliciosos; forçar apps a exibir anúncios em tela cheia; alterar marcadores e motores de busca padrão no Safari e enviar as informações do usuário de volta ao seu servidor. Ele também reaparece automaticamente, mesmo depois que o usuário o exclui manualmente de seu dispositivo.

De acordo com a Palo Alto Networks, o malware está infectando dispositivos iOS há mais de 10 meses, mas apenas um dos 57 fornecedores de segurança do VirusTotal, um serviço online gratuito que possibilita a identificação de conteúdo malicioso, consegue detectá-lo atualmente.

Via TechCrunch

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.