Nova categoria dedicada às crianças é inaugurada na App Store

Por Redação | 31 de Outubro de 2013 às 09h45

Recentemente, a Apple lançou uma nova categoria em sua loja especialmente dedicada para as crianças. Mas esta não foi uma decisão corriqueira, ou visada apenas no lado financeiro da loja. Seguindo um relatório recente divulgado pelo FTC (Federal Trade Commission, órgão americano que trata do direito dos consumidores), que diz que apenas uma pequena parcela dos aplicativos possui um link para uma política de privacidade (16%), indica sobre a existência de compras disponíveis dentro do app (In-App Purchases) (11%), avisa sobre a integração com redes sociais (5%), ou informa que contém propagandas (7%), a Apple decidiu adotar novas políticas para os desenvolvedores de aplicativos infantis, inaugurando a categoria “Crianças” em sua loja, impondo os desenvolvedores a se adaptarem ao COPPA (Children’s Online Privacy Protection Act, criado pelo FTC), que é o ato que estabelece regras de proteção à privacidade online das crianças.

App Store - Categoria Crianças

Nova categoria da App Store com destaques por idade

Para “contornar” esta nova política e continuar dentro das regras da loja, os desenvolvedores criaram uma solução criativa para liberar estas funcionalidades, sem que as crianças tenham acesso: o Parental Gate, o qual consiste em uma verificação de idade, de maneira que somente os pais possivelmente conseguiriam responder. Veja abaixo o exemplo do app Justin’s World, que pede para a pessoa arrastar dois dedos para a direita, para liberar a área dos “crescidinhos”.

Justin's World

Aplicativo Justin's World, que mostra o funcionandomento do Parental Gate. Foto: MacMagazine

A nova categoria também divide os apps em idade, como “menores de 5 anos” e “idades entre 5 e 8 anos”, facilitando na hora de achar um app para o seu filhote. E para celebrar o Halloween, também está em destaque na categoria uma seção especial de “jogos assustadores para crianças”, que possui jogos no estilo da data, como quebra-cabeças de abóboras e jogos de bruxas.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.