Como bloquear ligações no iPhone com iOS 7

photo_camera Reprodução

Quem nunca foi acordado no domingo de manhã por uma ligação de serviço de telemarketing oferecendo um serviço no qual você não está interessado? E as famosas mensagens de texto que apontam o usuário como vencedor de um sorteio ou que também realizam ofertas do tipo? Coibir essa prática é o intuito de uma das principais mudanças no iOS 7, que agora, permite ao usuário selecionar e bloquear números a partir do próprio sistema.

Antes, tal função só era possível a partir de uma ligação para a operadora e, mesmo assim, muitas não realizavam o serviço. E era preciso enfrentar alguma espera, muitas confirmações de dados e lidar com as tradicionais quedas na ligação, que sempre acontecem quando se acessa um serviço de telemarketing. O iOS 7 encerrou esse problema e colocou o controle nas mãos do próprio usuário.

Siga o passo a passo para entender como tudo funciona e começar a bloquear ligações e mensagens indesejadas:

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Como bloquear ligações e mensagens de texto

Tutorial bloquear chamadas

Abra o aplicativo de “Telefone” e selecione a opção “Recentes”, no menu inferior. Lá, toque no símbolo de informações ao lado do número que será bloqueado para acessar o menu de configurações relacionado a ele.

Tutorial bloquear chamadas

A última opção da tela a seguir se chama “Bloquear este chamador”. Na tela a seguir, pressione novamente em “Bloquear Contato” para impossibilitá-lo de enviar mensagens de texto ou realizar ligações comuns ou por meio do FaceTime.

Tutorial bloquear chamadas

Para colocar um número que enviou SMSs não solicitadas na lista negra, o processo é parecido. No app de “Mensagens”, acesse a conversa com o número a ser bloqueado e clique em “Contato”, na parte superior direita da tela.

Tutorial bloquear chamadas

Clique no ícone de informação que aparece na sequência. Mais uma vez, selecione a opção “Bloquear este Chamador” e, na sequência, “Bloquear Contato” para completar a operação.

Assim como com as ligações, o número em questão fica bloqueado para o envio de mensagens de texto, ligações comuns ou pelo FaceTime. Para as pessoas, a impressão será de que o seu celular está desligado ou fora de área, com as chamadas sendo direcionadas automaticamente para a caixa de mensagens e sem nenhuma notificação exibida no aparelho.

Tal ato, porém, não impede que os indesejados deixem mensagens em sua caixa de entrada. Para resolver também essa questão, a Apple possui o sistema Visual Voice Mail, que permite a visualização do correio de voz recebido e o associa ao identificador de chamadas, exibindo informações de contato ou simplesmente o número de quem deixou recado.

Sendo assim, seria possível deletar as mensagens sem a necessidade de acesso ao correio de voz, um serviço que, em diversos casos, ainda consome os créditos ou tempos de ligação dos clientes. Infelizmente, no Brasil, o Visual Voice Mail não é habilitado por nenhuma operadora e, ao tocar no ícone de Voicemail no app de Chamadas, o usuário é levado diretamente a uma ligação.

Bloqueando números conhecidos

Também é possível realizar o bloqueio prévio de determinados números, mesmo que eles ainda não tenham realizado nenhuma ligação para o seu celular. Para fazer isso, é preciso que você tenha o indesejado cadastrado em sua lista de contatos.

Tutorial bloquear chamadas

Para fazer isso, acesse o menu “Ajustes” e, na sequência, escolha “Telefone” e, depois, “Bloqueio”.

Tutorial bloquear chamadas

Aperte em “Adicionar Novo” para ser levado à agenda de contatos, onde você poderá selecionar o número a ser bloqueado. O processo é semelhante aos outros e, por aqui, o usuário também se vê livre de ligações, FaceTime e mensagens de texto.

Desbloqueando contatos

Caso queira realizar a operação inversa, o processo é parecido. Acesse o menu de “Ajustes” e, na sequência, escolha as opções “Telefone” e “Bloqueio”.

Tutorial bloquear chamadas

Você verá uma lista dos números e contatos bloqueados. Escolha a opção “Editar” na parte superior direita da tela.

Tutorial bloquear chamadas

Todos os números passarão a contar com um sinal vermelho ao lado do nome. Selecione os que deseja remover da lista de bloqueados e, na sequência, pressione o botão “Desbloquear” que aparece.

Infelizmente, o processo não serve para números ocultos nem funciona para usuários que não possuam recursos de identificação de chamadas habilitados em sua linha. O processo também pode ser feito no iPad para bloqueio de mensagens enviadas pelo iMessage ou ligações do FaceTime.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.