8 recursos de acessibilidade do iOS que são bastante úteis

Por Sérgio Oliveira

Talvez você não saiba, mas o iOS traz uma série de recursos de acessibilidade que permitem o usuário personalizar bastante o sistema operacional utilizado no iPhone e no iPad. Por exemplo, é possível aumentar o tamanho da fonte do sistema, fazê-lo ler textos selecionados e uma série de outras coisas que facilitam a utilização dos iGadgets.

Com isso em mente, preparamos esta lista com 8 recursos de acessibilidade do iPhone e do iPad que são bastante úteis. Confira!

Menu de acessibilidade

Os recursos que listamos aqui podem ser ativados a partir do menu de acessibilidade do iOS. Por não ser o mais popular dos menus, decidimos indicar sua localização para que você não fique perdido na hora de ativar as funcionalidades.

Portanto, siga até "Ajustes" > "Geral" e toque na opção "Acessibilidade".

O menu Acessibilidade traz uma série de funcionalidades extras que são úteis não só para quem precisa desse tipo de facilidade, mas também para usuários comuns

O menu Acessibilidade traz uma série de funcionalidades extras que são úteis não só para quem precisa desse tipo de facilidade, mas também para usuários comuns (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

1. Texto mais fácil de ler

Se você tem dificuldades para ler ou só acha que o tamanho da fonte do iOS não é ideal, saiba que é possível ajustar o tamanho dela no campo "Texto maior".

Toque sobre ela e ajuste o tamanho da fonte arrastando o controle para a direita. Caso o tamanho máximo não seja suficiente, habilite a opção "Tamanhos Maiores" na porção superior da tela.

É possível deixar o tamanho da fonte do iOS do jeito que você quiser, bastando ajustar o controle em Texto Maior

É possível deixar o tamanho da fonte do iOS do jeito que você quiser, bastando ajustar o controle em Texto Maior (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Além de poder aumentar o tamanho da fonte, há outras opções que auxiliam a tornar a leitura mais acessível. É o caso, por exemplo, da opção "Texto em Negrito", que dará mais ênfase a todo o texto, facilitando a leitura dele sem ter de aumentar o tamanho da fonte.

Já a seção "Aumentar Contraste" oferece três recursos diferentes. "Reduzir Transparência" desabilitará os efeitos visuais utilizados pela Central de Controle, Central de Notificações e outras porções do sistema. É uma boa alternativa até mesmo para quem não necessita de nenhum recurso de acessibilidade, já que o desligamento desses efeitos aumenta o desempenho do iPhone/iPad, principalmente os mais antigos.

Fora isso, também há as opções "Escurecer Cores" e "Reduzir Ponto Branco" - habilite-as e veja se elas servem para você. Caso não sirvam, basta desativá-las.

Finalmente, há as opções "Figuras nos Botões" e "Símbolos nos Seletores". A primeira delas modifica os botões de navegação que ficam no topo da tela, acrescentando um fundo cinza a eles para que fiquem melhores de se enxergar. Enquanto isso, a segunda adiciona um "I" aos seletores que estiverem acionados e um "O" nos seletores desativados.

Perceba que o botão de navegação na parte superior esquerda ganha um fundo cinza quando a opção de Figuras nos Botões é ativada. Já as chaves de seleção ganham indicadores de quando estão ativadas ou desativadas com a opção Símbolos Seletores ativa

Perceba que o botão de navegação na parte superior esquerda ganha um fundo cinza quando a opção de Figuras nos Botões é ativada. Já as chaves de seleção ganham indicadores de quando estão ativadas ou desativadas com a opção Símbolos Seletores ativa (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

2. O iPhone/iPad pode ler para você

Você não tem de ter alguma necessidade de acessibilidade para querer que seu iPhone ou iPad leia algo para você. Por exemplo, caso você esteja ocupado cozinhando ou faxinando sua casa, é possível fazer com que o smartphone leia as notícias ou seus e-mails para você.

Para ativar essa funcionalidade, acesse a seção "Fala" para ver que há três opções distintas que você pode ativar.

A primeira delas é "Falar Seleção", que permite você selecionar um trecho de texto para ser lido. Aqui, você pode pausar e resumir a leitura, além de ajustar sua velocidade.

O iOS pode ler um texto selecionado ou tudo o que está na tela do seu dispositivo, bastando ativar as opções de Fala em Acessibilidade

O iOS pode ler um texto selecionado ou tudo o que está na tela do seu dispositivo, bastando ativar as opções de Fala em Acessibilidade (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Já a opção "Falar Conteúdo da Tela" lê todo o conteúdo da tela para você. Nesse caso, é necessário deslizar dois dedos da parte de cima para baixo da tela para que a funcionalidade seja ativada e comece a operar.

Por fim, o "Falar Texto Automático" fala para o usuário quando há correções a serem feitas no texto escrito.

Para quem tem algum problema grave de visão, o VoiceOver é o recurso a ser utilizado. Ele traz inúmeras funções relacionadas a leitura de tela, sendo capaz de ler em voz alta todos os itens que estão em exibição, além de oferecer suporte a Braile.

3. Reduzir movimento

Na época do lançamento do iOS 7, a Apple introduziu uma animação toda vez que abrimos um app, com sua janela se abrindo em direção ao usuário. Tudo muito bonito e bem trabalhado, só que vários usuários reclamaram de enjoo ao ver essa animação. Essa reclamação também se estendeu aos ícones que ficam na tela inicial do iPhone ou do iPad e parecem estar flutuando sobre o papel de parede sempre que movemos o corpo do aparelho.

Por conta disso, a empresa teve de adicionar a opção "Reduzir Movimento" nas configurações de acessibilidade. Ativá-la eliminará não apenas essas animações, como também, segundo alguns usuários, poupará um pouco a bateria.

Caso as animações de abertura dos apps no iOS causem algum tipo de enjoo em você, basta ativar a opção Reduzir Movimento

Caso as animações de abertura dos apps no iOS causem algum tipo de enjoo em você, basta ativar a opção Reduzir Movimento (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

4. Agitar para desfazer

Talvez você não saiba, mas o iPhone tem um recurso que permite que você desfaça a última ação apenas chacoalhando o telefone. É algo que nem todo mundo usa intencionalmente, ativando o recurso sem querer - e sem saber - na maioria das vezes. Se você já foi vítima dele, saiba que é possível desligá-lo.

Para isso, basta acessar a seção "Agitar para Desfazer" e desligar a chave de seleção que tem ali. Fácil, não é?

5. Use o LED do flash como alerta de notificação

Por acaso você tem tido dificuldades para ouvir os alertas de notificação ou seu iPhone chamar? Pode ser que você jamais tenha tirado seu telefone do mudo, mas, se não for esse o caso, é possível utilizar o LED do flash para alertá-lo sempre que uma nova mensagem ou e-mail chegar ou quando alguém estiver ligando para você.

Para ativar a funcionalidade, basta ligar a chave seletora na opção "Flash do LED para Alertas". Lembre-se, porém, de desativá-la caso vá ao cinema para não chamar tanto a atenção assim.

6. Redirecione as chamadas para um headset ou alto-falantes

Caso você precise de algum headset para atender às chamadas telefônicas, ou seja, uma pessoa ocupada que utiliza um dispositivo Bluetooth para falar ao telefone, então a funcionalidade "Áudio das Ligações" foi feita para você.

Em Áudio das Ligações, é possível definir para onde as chamadas telefônicas devem ser direcionadas quando você as atender

Em Áudio das Ligações, é possível definir para onde as chamadas telefônicas devem ser direcionadas quando você as atender (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Com ela, você pode redirecionar automaticamente as chamadas para o headset ou até mesmo para o som do seu carro. Para isso, basta conectar o dispositivo Bluetooth no menu "Ajustes" > "Bluetooth" ou selecionar a opção "Alto-falante" para que as ligações sempre sejam atendidas no modo Viva-Voz.

7. Restrinja o uso de apps

Quem tem criança em casa sabe o terror que é deixar o iPhone ou o iPad nas mãos dela. Os medos são variados e vão desde o acesso a conteúdos inapropriados até mesmo a exclusão acidental de e-mail importantes do seu trabalho.

Para evitar que esse tipo de acidente ocorra, é possível restringir o uso do iGadget a apenas um aplicativo ativando o "Acesso Guiado". Com ele, o iPhone ou o iPad funcionam em apenas um único aplicativo, além de permitir que você controle quais recursos estarão disponíveis.

No Acesso Guiado você não apenas restringe o uso do dispositivo a um único app, como também por quanto tempo ele poderá ser usado e mais

No Acesso Guiado você não apenas restringe o uso do dispositivo a um único app, como também por quanto tempo ele poderá ser usado e mais (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Com a funcionalidade ativada, abra o app que o pimpolho vai usar e aperte o botão Home três vezes seguidas para habilitar a restrição. Pronto, com isso até mesmo os botões de volume e liga/desliga podem ser travados.

8. Assistive Touch

O Assistive Touch adiciona um botão Home virtual à tela do seu iGadget, fazendo as vezes dele e acrescentando algumas funcionalidades extras. Por exemplo, é possível acessar regiões que normalmente só podem ser vistas com gestos, utilizar a Siri, fazer capturas de tela e até mesmo personalizar o contexto do menu em si.

O AssistiveTouch adiciona um botão Home virtual à interface do iOS. É possível, inclusive, personalizar o comportamento do botão virtual, acrescentando funcionalidades específicas a ele

O AssistiveTouch adiciona um botão Home virtual à interface do iOS. É possível, inclusive, personalizar o comportamento do botão virtual, acrescentando funcionalidades específicas a ele (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Ou seja, é uma boa opção para quem procura acessar funcionalidades que normalmente são ativadas com uma combinação de comandos com apenas um ou dois toques.

É claro que o menu de acessibilidade conta com várias outras funcionalidades do tipo, sendo algumas delas voltadas para quem possui alguma deficiência auditiva ou motora. Mesmo assim, essas opções também podem facilitar a vida de todos os usuários dos aparelhos da Apple, portanto explore-as e descubra se elas servem para você de alguma forma.

Tem mais alguma dica de recurso de acessibilidade que ficou de fora desta lista? Então conta para gente na caixa de comentários aqui embaixo.