5 gestos de navegação para você usar no iPhone

Por Lu do Magalu | 01 de Março de 2021 às 16h30
Tudo sobre

Saiba tudo sobre iPhone

Ficha técnica

Oi, gente! Hoje eu vim dar uma dica bem legal para quem usa iPhone. Você sabia que existem diversos gestos que servem como atalhos para navegação do seu smartphone? Essas funções são bem fáceis de fazer e podem ajudar a deixar seu dia a dia mais prático.

Ainda não conhece os gestos do iPhone? Eles estão disponíveis a partir da versão 12 do iOS. Olha só! Vou te ensinar como fazer alguns deles.

5 gestos de navegação no iPhone

Vamos lá! Gente, os gestos do iOS são movimentos que você pode fazer com seus dedos para interagir com o sistema de maneira rápida. Eles podem ser coisas como: fazer toques com um ou mais dedos, arrastar uma parte específica da tela ou até mesmo deslizar rapidamente em um certo menu. Dá só uma olhadinha.

1. Alternar entre aplicativos

Gosta de usar vários aplicativos ao mesmo tempo? Sabia que você pode passar rapidamente entre seus apps? É bem fácil.

Quando você estiver com outros aplicativos abertos, é só deslizar seu dedo na parte de baixo da tela tanto para direita como para esquerda, assim, esse gesto permite que você troque de um aplicativo para outro com facilidade. Legal, né?

2. Alcançabilidade

Está com dificuldade para tocar em algumas partes da tela? Você pode usar a função de “Alcançabilidade” para trazer a tela um pouco mais para baixo e alcançar botões quando estiver usando o celular com uma mão só.

Para usar esse gesto, é só arrastar o dedo para baixo na bordinha da tela e então sua tela será arrastada junto, permitindo um acesso rápido a tudo que estiver na parte de cima da tela. Essa função, precisa ser ativada nos “Ajustes” do seu iPhone. Vou te ensinar como fazer:

Passo 1: abra seus “Ajustes”;

Passo 2: toque em “Acessibilidade”;

Passo 3: acesse a categoria “Toque”;

Passo 4: então é só ativar a função “Alcançabilidade”;

Alcançabilidade no Teclado

Ah! Já que estamos falando sobre alcançabilidade, também dá para usar a alcançabilidade de teclado para deixar ele um pouco menor quando estiver digitando com uma mão só. Para isso, é só tocar no ícone de “Globo” quando estiver digitando e então selecionar se deseja encolher o teclado para direita ou para esquerda.

3. Histórico de Notificações

Quer checar rapidinho suas notificações? Você sabia que dá para ver até mesmo detalhes na sua tela de bloqueio? Olha só!

Com a tela bloqueada, você pode arrastar seu dedo para cima para visualizar todo o histórico de suas notificações.

4. Fechar aplicativos em segundo plano

Deixar muitos aplicativos abertos em segundo plano, pode consumir bastante bateria do seu iPhone. Mas olha só! Você pode fechar os aplicativos que não estiver usando para poupar mais bateria.

É bem fácil! Arraste seu dedo até o meio da tela para abrir o “Menu de aplicativos”, feito isso, é só arrastar os apps que deseja fechar para cima.

5. Desfazer automático

Você já tentou desfazer algo que escreveu no iPhone? Sabia que não é necessário apagar tudo que você escreveu? Você pode desfazer e refazer coisas que você escreveu com um simples gesto. Olha só!

Arrastando 3 dedos na área do teclado, você pode desfazer o texto que foi escrito arrastando para esquerda, ou refazer o texto ao arrastar para direita.

Pronto! Agora que você conhece alguns dos gestos mais populares, pode aproveitar ainda mais a experiência com o seu iPhone. Compartilhe essa matéria com seus amigos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.