Publicidade

YouTube vai dar menos destaque para vídeos com teorias da conspiração

Por| 25 de Janeiro de 2019 às 17h34

Link copiado!

YouTube vai dar menos destaque para vídeos com teorias da conspiração
YouTube vai dar menos destaque para vídeos com teorias da conspiração
Tudo sobre YouTube

Nesta sexta-feira (25), o YouTube revelou mais uma medida para melhorar a qualidade dos vídeos que ficam em destaque em sua plataforma. A empresa vai promover menos vídeos contendo teorias da conspiração e desinformação em geral, com o objetivo, também, de reduzir o potencial de a plataforma levar conteúdos extremistas a seus usuários.

Testes com os novos algoritmos já estão sendo realizados nos Estados Unidos, e a ideia, aqui, é limitar a exposição de vídeos que o YouTube chamou de "conteúdos limítrofes", que são aqueles que chegam perto de violar as diretrizes da comunidade.

A mudança, segundo a empresa, afetará menos de 1% dos vídeos disponíveis na plataforma, mas ainda assim o efeito pode ser significativo. Em comunicado, o YouTube disse que começará "a reduzir recomendações de conteúdo que pode desinformar usuários de maneiras prejudiciais, como vídeos promovendo uma cura milagrosa e falsa para uma doença grave, ou afirmando que a Terra é plana, ou fazendo afirmações descaradamente falsas sobre eventos históricos, como o 11 de setembro".

O YouTube traz, por padrão, ativado o recurso de reprodução automática (que pode ser desativado pelo usuário), exibindo novos vídeos na sequência assim que o vídeo em execução terminar. A escolha do que vai ser reproduzido a seguir se dá por meio de decisões algorítmicas, e é justamente esse algoritmo que está sendo redefinido para reduzir a reprodução de vídeos com desinformação e teorias conspiratórias consideradas perigosas.

Continua após a publicidade

Contudo, as declarações iniciais do YouTube quanto a essa mudança ainda são um tanto quanto vagas, não ficando claro exatamente quais tipos de vídeos são considerados limítrofes. E a aplicação da nova política exigirá uma mistura de sistemas de aprendizado de máquina com moderadores humanos, que treinam o sistema para reconhecer vídeos prejudiciais. Vale ressaltar que o YouTube não vai remover os vídeos considerados limítrofes, apenas reduzirá o destaque deles na plataforma. "Achamos que essa mudança estabelece um equilíbrio entre manter uma plataforma de liberdade de expressão e cumprir nossa responsabilidade com os usuários", declarou a empresa.

Fonte: The Verge