Publicidade

Yahoo Respostas vai ser completamente apagado da internet

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Abril de 2021 às 11h48

Link copiado!

Yahoo Respostas vai ser completamente apagado da internet
Yahoo Respostas vai ser completamente apagado da internet
Tudo sobre Yahoo

O fim de uma era de conhecimento e memes está prestes a acabar. Foi anunciado nesta semana o fechamento do Yahoo Respostas, serviço que começou a funcionar em 2005 como exatamente o que promete — ser um lugar onde as pessoas podem publicar dúvidas e receber informações ou opiniões de qualquer outro usuário registrado. A plataforma deixa de funcionar em 4 de maio.

Nesta data, o serviço será completamente retirado do ar, se tornando inacessível e com os usuários sendo redirecionados para a página principal do Yahoo. Antes disso, porém, ele passa a permanecer apenas como arquivo, com os usuários tendo apenas até 20 de abril para realizar postagens, seja com perguntas ou respostas para outros usuários. O download dos próprios dados, por outro lado, fica disponível até 30 de junho.

Continua após a publicidade

Para justificar a mudança, o Yahoo afirmou que, por mais que o Respostas tenha sido parte importante do rol de produtos da empresa, sua popularidade caiu ao longo dos anos. Enxergando o que acredita ser uma mudança nas necessidades de seus usuários, a companhia promete redirecionar os esforços empregados na plataforma a outros serviços, sem falar quais, mas mantendo a promessa de entregar conteúdo confiável e de qualidade.

Desde sua fundação, o Yahoo Respostas trabalhou com uma abordagem social às perguntas, com os usuários recebendo pontos de acordo com as respostas corretas ou completas que eram dadas aos questionamentos. Os próprios responsáveis pelas dúvidas selecionavam suas favoritas, enquanto a comunidade também fazia isso a partir de um sistema de curtidas ou descurtidas, com todo esse resultado atribuindo um score para o perfil das pessoas.

Continua após a publicidade

Entre dúvidas sobre informática, comentários a respeito de jogos ou até solicitações de explicação de ditados populares, o Yahoo Respostas também se tornou um espaço de criação de memes, intencionais ou não, que acabavam vazando para outras redes sociais. Tudo dependia, claro, da boa vontade de quem respondia, com algumas postagens se tornando clássicas — tentamos colocar algumas nesta publicação.

Aos poucos, porém, o espaço com pouca moderação e gerido apenas pelos próprios usuários foi caindo em desuso, na medida em que as ferramentas de busca, incluindo a do próprio Yahoo, se tornavam melhores e mais certeiras em encontrar resultados. Com isso, o Respostas acabou perdendo relevância e, aos poucos, a zoeira no mau sentido foi tomando conta, levando ao que, agora, é citado como um dos motivos da empresa para o encerramento das atividades da plataforma.

Continua após a publicidade

O próprio Yahoo, inclusive, sugere a própria ferramenta de buscas como o local pelo qual os usuários podem tirar as dúvidas daqui em diante, além de citar uma página dedicada à COVID-19 como ponto para obtenção de informações sobre saúde. Além disso, a empresa disponibilizou um e-mail, yahoo_answers_sunset@verizonmedia.com, para que usuários possam mandar comentários sobre a desativação do Respostas.

Fonte: Yahoo