Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Wikipedia lança visual renovado para a sua versão web

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Janeiro de 2023 às 11h26

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

A Wikipédia anunciou uma renovação visual da interface acessível via web. Esta é a primeira grande mudança de design no site da última década, o que reforça a importância do acesso ao serviço por computadores de mesa e notebooks.

A aparência pretende oferecer uma experiência de leitura mais amigável e intuitiva para quem consulta a plataforma do computador de casa ou no trabalho. Uma das novidades é um menu de índice persistente, que se mantém visível mesmo quando o usuário rola a tela durante a leitura, para facilitar a troca entre seções.

O mesmo ocorre com o título dos artigos, que passarão a ficar fixados como um cabeçalho da página, movendo-se conforme o usuário rola a tela para baixo ou para cima. Dados internos do serviço mostram que a medida reduziu a taxa de rolagem de tela em mais de 15%.

Continua após a publicidade

Uma renovação necessária da Wikipedia

Segundo a Wikipedia, a pesquisa também foi aprimorada para aproveitar melhor imagens e descrições na hora de mostrar os artigos. Isso elevar em 30% a precisão dos resultados da busca, conforme os testes de eficácia realizados.

Ferramentas de troca de idioma também foram posicionadas em um local mais visível, facilitando a vida de quem precisa alternar entre as 300 línguas suportadas. Basta visualizar o título para encontrar o menu na parte direita da tela, com a indicação de quantos idiomas o artigo possui versões traduzidas.

Continua após a publicidade

O sumário segue presente para otimizar a navegação entre subtítulos e tópicos do artigo. Agora, ele fica acessível o tempo todo no lado esquerdo da tela do usuário, uma facilitação mais do que bem-vinda se comparado ao modelo de estrutura antigo, posicionado lá no início do conteúdo.

22 anos de Wiki

O redesenho não remove nenhuma funcionalidade, mas apresenta a otimização fruto dessas pesquisas internas conduzidas com usuários. Foram mais de 30 grupos de voluntários de várias partes do mundo, com intuito de propor melhorias nessa interface pensada para as telas grandes dos PCs e Macs.

Continua após a publicidade

A atualização é parte das ações comemorativas do aniversário de 22 anos da enciclopédia online em inglês. A Wikipédia em português já estava com esse visual novo e, agora, aparentemente todas as demais versões em outros idiomas também estão assim. Como a mudança é apenas para desktop, a visualização nos tablets e celulares não será afetada.

Em 2021, a enciclopédia sem fins lucrativos completou 20 anos de fundação, tendo o inglês como primeira linguagem compatível. O site se mantém entre os 20 mais acessados do mundo e uma das principais fontes de consulta para assuntos diversos, incluindo plataformas, redes sociais, mecanismos de busca e assistentes pessoais, como o Google Assistente e Alexa.