Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Wikipedia desenvolverá ferramenta de fala para auxiliar deficientes visuais

Por| 11 de Março de 2016 às 10h24

Link copiado!

Wikipedia desenvolverá ferramenta de fala para auxiliar deficientes visuais
Wikipedia desenvolverá ferramenta de fala para auxiliar deficientes visuais

A Wikipedia anunciou nesta semana que está desenvolvendo um mecanismo de fala própria que visa ajudar os usuários do site que possuem algum tipo de deficiência visual ou algum problema de leitura. O desenvolvimento do sistema acontecerá em colaboração com o KTH Royal Institute of Technology, sediado na Suécia.

De acordo com a Wikipedia, cerca de 25% dos usuários do site se beneficiarão significativamente do novo recurso, seja por problemas visuais, dificuldade na leitura ou mesmo em tornar a tarefa de pesquisa mais fácil e prática.

Como o desenvolvimento do mecanismo será realizado em parceria com uma instituição sueca, o projeto inicial está focado na língua sueca, segundo informou o professor de tecnologia da KTH Joakim Gustafson. "Então vamos fazer uma voz para o inglês básico, que esperamos ser muito bom, dada a grande quantidade de recursos linguísticos de código aberto. E, finalmente, vamos fazer uma voz em árabe que será mais uma prova de conceito", explicou Gustafson.

A previsão para que o mecanismo de fala da Wikipedia fique pronto nos idiomas sueco, inglês e árabe é até o final deste ano. A partir daí o projeto irá incluir as demais 280 línguas que o site suporta atualmente.

Continua após a publicidade

Fonte: Phys.org