Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Wikipedia completa 20 anos espalhando conhecimento de forma gratuita e coletiva

Por| 15 de Janeiro de 2021 às 14h25

Link copiado!

Wikimedia Foundation
Wikimedia Foundation

Quem nunca, em sua vida pessoal, profissional ou até mesmo acadêmcia, não precisou de uma ajudinha da Wikipédia? Criada em 2001 por Jimmy Wales, a Enciclopédia Livre logo se transformou em sucesso absoluto na internet. Ela nasceu para ser uma plataforma colaborativa e se mantém assim até hoje, informando pessoas em mais de 300 idiomas com artigos atualizados diariamente por mais de 280 mil voluntários espalhados pelo globo.

No Brasil sua popularidade também é enorme, bem como em outros países lusófonos. Atualmente, a enciclopédia conta com mais de 1 milhão de artigos em português acessados de Brasil, Portugal e Angola, entre outras nações que compartilham o nosso idioma. O número de editores na nossa língua-mãe também é espantoso: colaboram com a Wikipedia em Português mais de 10 mil pessoas.

Continua após a publicidade

Em termos globais, os números também são assombrosos. Em 2019, a Enciclopédia Livre atingiu a marca de 50 milhões de artigos e, hoje, esse número já passa de 53 milhões, espalhados por todo o ecossistema da plataforma, o que inclui sites como o WikiNews, Wikicionário e Wikimedia Commons. Em termos de acessos, são mais de 1 bilhão de visitantes únicos registrados todos os meses.

Segundo a ferramenta que rankeia os sites mais acessados do mundo, a Wikipédia é hoje o 13º mais visitado de todo o planeta. No Brasil, ela é o 21º site mais visitado por quem se conecta à internet.

Como colaborar?

Para publicar um artigo no Wikipédia é tudo muito simples, e se isso facilita o compartilhamento de conteúdo, ao mesmo tempo é um prato cheio para os vândalos — as pessoas que entram na enciclopédia para danificar o conteúdo e atrapalhar o trabalho com informações mentirosas e páginas mal feitas.

Continua após a publicidade

Para colaborar, entretanto, basta criar uma conta com nome de usuário e senha. A Wikipédia não solicita endereço de e-mail de forma obrigatória, preservando sempre seus dados. Isso, porém, facilita com que pessoas criem contas apenas com a finalidade de prejudicar o projeto. No entanto, segundo a própria Wikipédia, edições mal feitas e atos de vandalismo são corrigidos ou excluídos em até cinco minutos, fruto, claro, de um trabalho árduo de uma comunidade ativa e de ferramentas automatizada que identificam esse tipo de ação.

A manutenção da enciclopédia quando se refere à estrutura em si gera muitos custos e, por ser um projeto tocado por uma fundação sem fins lucrativos, sua base de sustentação financeira se dá por meio de doações. Para doar também é muito simples: isso pode ser feito usando cartão de crédito, boleto, transferência bancária ou uma conta do PayPal.

Em 2020

Em 2020, como era de se esperar, os artigos mais visitados e editados do mundo em todos os idiomas foram aqueles relacionados à pandemia do novo coronavírus ou a assuntos correlatos. De acordo com a plataforma, apenas o artigo em inglês sobre o vírus recebeu 81.929.961 visualizações. Já em português, o verbete mais lido foi sobre a Gripe Espanhola, com um total de 3.456.351 acessos ao longo de todo o ano passado.

Continua após a publicidade

Em colaboração com Douglas Ciriaco