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Você tem cinco meses para mudar seu site para HTTPS

Por| 20 de Março de 2018 às 22h05

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stevanovicigor/Depositphotos
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Por Marcos Tabajara*

Segundo o levantamento feito pelo Google, as conexões web HTTP não criptografadas devem estar perto de seu final. Em 2014, na conferência de lançamento de aplicações do Google, a empresa colocou a "HTTPS em todos os lugares" como uma prioridade de segurança para todo o tráfego web, seguida, em 2015, pela decisão de rebaixar a qualificação de URLs HTTP simples, com o intuito de favorecer os usuários de HTTPS.

Há um ano, os sites que ofereciam logins ou coletavam dados de cartões de crédito sem HTTPS começaram a ser catalogados como "não seguros". Em um momento simbólico, o Google confirmou que, com o lançamento do Chrome 68, em julho, esse rótulo será aplicado a todos os sites que não usem HTTPS.

Essa é uma pequena mudança que simplifica a maneira ligeiramente confusa como o Chrome denota a presença ou a ausência de HTTPS nas barras de endereço. A partir de julho, o ícone de "I" cinza ambíguo, usado hoje para marcar muitos sites não-HTTPS, será complementado por um rótulo "não seguro”. Outros navegadores (Firefox, Edge, Opera) dependem de símbolos de cadeado verde ou cinza para denotar sites HTTPS.

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Um longo caminho

Um olhar sobre os números do Google sugere que uma boa estratégia de persuasão para que os proprietários dos sites e visitantes enxerguem o HTTPS como importante equivale a, pelo menos, 68% do tráfego do Chrome no Android e Windows se conectando aos sites HTTPS.

Alguns sites surpreendentemente grandes, como o da BBC, aplicam isso de forma inconsistente, usando o HTTPS para suas homepages, mas retornando ao HTTP para páginas de conteúdo individuais (em comparação com o New York Times, que usa HTTPS em todas as páginas).

Porém, à medida que mais e mais sites adotam o HTTPS, é provável que o último percentual dos interessados para se inscrever podem demorar um pouco para conseguir.

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Outro desafio do Google baseia-se no antigo provérbio “cuidado com o que você deseja”: criminosos foram vistos explorando o HTTPS para ganhar a confiança dos usuários. Ou seja, por mais digno que seja o sonho do Google de implantar HTTPS em todos os lugares, ainda há um longo caminho a seguir.

*Marcos Tabajara é country Manager da Sophos no Brasil.