Publicidade

Vazam detalhes sobre Cloud PC, futuro serviço de máquinas virtuais da Microsoft

Por| 05 de Novembro de 2020 às 22h20

Link copiado!

Reprodução/Clint Patterson (Unsplash)
Reprodução/Clint Patterson (Unsplash)
Tudo sobre Microsoft

A tendência para o futuro do mercado de trabalho é adotar um modelo híbrido entre o home office e a atuação presencial — o que significa uma necessidade cada vez maior de ferramentas de produtividade que possibilitam tal mobilidade. Isto posto, tudo indica que a Microsoft está cada vez mais perto de lançar a Cloud PC, sua inovadora plataforma que lhe permitirá “alugar” uma máquina virtual na nuvem para trabalhar.

A ideia por trás da solução é bem simples: empresas e instituições de ensino poderão contratar o serviço e dispor de computadores virtualizados para seus funcionários ou alunos. Tais PCs poderão ser acessados a qualquer hora, em qualquer dispositivo, bastando que o usuário final faça login com sua conta por um site específico ou pelo app Microsoft Remote Desktop (disponível para Windows 10, macOS, Android e iOS).

Como bem reparado pelo famoso leaker Walking Cat, o site cloudpc.microsoft.com já está no ar, embora ainda não seja possível utilizá-lo. Porém, analisando o código fonte do subdomínio, é possível encontrar um arquivo JSON — destinado a uso pela equipe de tradução do Microsoft, que ficará responsável por localizar a página para diferentes idiomas — que revela vários detalhes legais sobre o serviço.

Continua após a publicidade

Primeiramente, o Cloud PC será disponibilizado em três níveis de poder computacional: Médio, com duas vCPU (processadores virtuais), 4 GB de memória RAM e 96 GB de armazenamento em SSD; Pesado, com duas vCPU, 8 GB de RAM e 96 GB de SSD; e Avançado, com três vCPU, 8 GB de RAM e 40 GB de SSD. Só é difícil explicar o porquê do tier mais elevado ter menos espaço de armazenamento do que os demais.

Além disso, o documento revela que, internamente, o projeto atende pelo codinome de Deschutes — um apelido empregado, ironicamente, para evitar vazamentos como este que estamos noticiando. Infelizmente, não há qualquer menção sobre quando a plataforma será lançada, mas é prudente acreditar que só veremos um anúncio oficial em 2021.

Fonte: TechRadar