O que é e como funciona o Tumblr

O que é e como funciona o Tumblr

Por Guadalupe Carniel | 26 de Janeiro de 2021 às 21h40

Já pensou em entrar em uma rede social que misture Twitter e Pinterest? É assim que funciona o Tumblr, uma plataforma que funciona como rede social e microblog, mas não fica limitado a 240 caracteres. Ali, os usuários podem publicar links, citações, gifs, música, áudios em geral, textos e ainda personalizar como quiser com diversos templates em HTML, ou criar o seu próprio e ter sua página exclusiva e se tornou uma referência visual quem produz conteúdo, principalmente fotos, em outras redes, como o Instagram.

Como funciona o Tumblr

Normalmente os posts são curtos, lembrando muito os do Instagram. A ideia do Tumblr é que seja um espaço para usar a criatividade, daí vemos a tamanha diversidade de conteúdos.

Grande parte das funções de controle e administração do Tumblr são acessíveis pela interface Dashboard, que permite ao usuário criar novos posts e alterar características de seu espaço na rede.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Além disso, apresenta uma timeline com posts dos tumblrs que o usuário segue, permitindo o envio de mensagens particulares, compartilhamento de postagens, curtidas e comentários. No feed, cada usuário pode ver as novidades das pessoas que segue.

O Tumblr suporta diversos tipos de conteúdo (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

O Tumblr foi criado em 2007 e, atualmente, está disponível em português e mais 15 idiomas; possui mais de 496 milhões de blogs de usuários ali hospedados. A plataforma está disponível no modo web e para os sistemas operacionais iOS e Android.

O que é uma pessoa Tumblr?

O Tumblr ficou conhecido pelo seu padrão visual e pelas fotografias que os usuários postam com filtros. Por seu volume de imagens, as fotos fazem bastante sucesso por lá e, em geral, são de pessoas consideradas estilosas, que usam a estética dos anos 1990. Assim, as pessoas mais seguidas por seu visual na rede passaram a serem conhecidas como “pessoas Tumblr” e servem de referência para outras redes sociais, como Instagram.

O Tumblr virou uma referência visual (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

E você? Já usa o Tumblr? Se não, por que não criar o seu?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.