Start.me é o serviço que faltava para quem quer organizar sua vida na internet

Por Redação | 18 de Janeiro de 2019 às 11h45

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
Start.me é o serviço que faltava para quem quer organizar sua vida na internet
Start.me é o serviço que faltava para quem quer organizar sua vida na internet

Navegar na internet pode, por vezes, ser algo meio caótico. A todo momento tentamos fazer diversas coisas ao mesmo tempo: nos informar sobre as últimas notícias, ouvir música, conversar com os amigos, trabalhar... e, quando vemos, já estamos tão perdidos entre abas e links que não já não sabemos mais o que estávamos tentando fazer de fato. E é para ajudar na organização das ideias que existe a Start.me.

Organize a sua navegação

O Start.me é um serviço de gerenciamento de links — ou, na terminologia usada pela empresa, “marcadores”. Ele funciona como uma espécie de desktop virtual onde é possível organizar a sua navegação, facilitando o acesso a feeds de notícias e aos sites mais acessados pelo usuário.

Para acessar, é preciso primeiro fazer um login, que pode ser tanto criado especialmente para o Start.me ou se conectar através de sua rede social ou e-mail de preferência, já que o serviço pode fazer uma conexão direta com perfis do Facebook, Google, Twitter ou Yahoo. Feito o cadastro, você será direcionado à sua página inicial personalizada — ou, ao menos, o exemplo básico de uma página inicial, que pode ser totalmente customizada para satisfazer às suas necessidades de navegação (mas que, como é um serviço de qualidade, já oferece o Canaltech como sugestão de página que você deve seguir).

Funcionando a partir de widgets, o Start.me permite que se separe por assuntos e temas os diferentes links de navegação que são de interesse do usuário. Por exemplo, é possível criar um feed que será atualizado automaticamente com os últimos posts dos principais sites de tecnologia do mundo (algo que tem nos ajudado bastante aqui no Canaltech), separar em outro grupo o link para a página inicial dos sites e serviços que você mais acessa pessoalmente (como o Twitter, Facebook, Gmail ou algum site como o Canaltech, que você sempre acessa uma ou duas vezes por dia para ficar por dentro das novidades), em um outro grupo separar diversos links referentes ao trabalho, ou ainda sites de joguinhos grátis para passar o tempo.

Através de uma interface bem simples e intuitiva, o Start.me permite já adicionar direto pelo sistema dele alguns dos principais sites do Brasil e do Mundo (como a Folha, Globo, YouTube, Facebook, Twitter, Netflix, entre vários outros) ou então adicionar à sua lista qualquer site existente através da URL (endereço) da página, permitindo-se criar facilmente uma página inicial profissional que atenda às suas necessidades.

Outro ponto facilitador do serviço é um botão para abrir todos os links em uma determinada aba. Essa é outra função que, desde que começamos a utilizar a Start.me, tem facilitado nossa vida no Canaltech, pois é possível já juntar todos os links relativos ao trabalho (o sistema onde rolam as comunicações entre os membros da equipe, o acesso ao sistema do site, os rascunhos das matérias que são escritas, por exemplo) e abrir todos de uma vez com um único click.

Outra coisa interessante do serviço é o fato de ele permitir a criação de mais de uma página por perfil. Isso quer dizer que, além de uma página inicial, é possível criar páginas específicas para algumas necessidades mais ou menos urgentes. Por exemplo, quem está aprendendo a tocar um instrumento pode criar uma nova página para organizar apenas conteúdos como cifras de músicas, exercícios de velocidade e cadernos de teoria musical; já um programador pode usar o mesmo recurso para organizar repositórios do GitHub, links de fóruns de debate sobre a linguagem que se está trabalhando/aprendendo, ou manuais explicativos sobre os recursos de uma linguagem de programação específica. Aqui no Canaltech, um de nossos redatores tem usado esse recurso para fazer um “backlog de leituras”, juntando em um só lugar todos os links de matérias interessantes ou documentários no YouTube que ele não pode deixar de ler/assistir.

Além de organizar links e sites, o Start.me também oferece alguns serviços como previsão do tempo, cotações da bolsa e acesso direto (sem precisar sair do ambiente da página inicial) à caixa de entrada do e-mail, linha do tempo do Facebook e Twitter, calendário, bloco de notas, gerenciador de tarefas e outros serviços básicos que deverão tornar sua navegação muito mais produtiva e diminuir o tempo perdido na navegação à esmo. E o melhor de tudo: todas as páginas e serviços configurados em sua página inicial estão vinculadas à nuvem, o que torna possível acessar seus links favoritos em qualquer dispositivo ou local do qual se esteja acessando.

Mantenha o controle de graça

Sabemos que não são todas as pessoas que se preocupam tanto assim com organização e produtividade, e por isso o Start.me pode parecer meio descartável ao ouvir falar sobre. Mas não se engane: é só começar a usar o serviço que você logo perceberá como ele está te ajudando a se organizar melhor e não irá largá-lo tão cedo. E essa é a melhor parte: se você começar a usá-lo, não precisa se preocupar em largá-lo nunca, porque o Start.me é gratuito e, de acordo com seus criadores, continuará sendo gratuito para sempre!

Claro, a empresa precisa lucrar algo nesse serviço e o faz oferecendo alguns planos voltados para empresas, que podem pagar uma pequena mensalidade para terem acesso a uma plataforma ainda mais profissional, que permite a criação de uma página inicial que possa ser compartilhada entre todos os funcionários e também oferece serviços mais específicos, como o acesso a resultados do Ad Sense ou do Google Analytics direto por sua página da Start.me. Para os usuários “comuns” que apenas querem organizar suas vidas virtuais, o serviço é, como o Facebook, gratuito para sempre — mas, ao contrário da rede social, ele não possui acesso aos seus dados pessoais e nem vai vendê-los para lucrar com isso.