Publicidade

Starlink prepara serviço de telefonia via satélite em 2024

Por  • Editado por  Durval Ramos  | 

Compartilhe:
Reprodução/Starlink
Reprodução/Starlink
Tudo sobre SpaceX

A SpaceX lançou um novo site para promover o seu futuro serviço "Starlink Direct to Cell", que pretende oferecer conectividade celular via satélite diretamente para aparelhos LTE (tecnologia também conhecida como 4G, no Brasil), sem depender de antenas ou roteadores extras.

O serviço tem previsão de lançamento para 2024 e será limitado a mensagens de texto — pelo menos em um primeiro momento. Já em 2025, a empresa de Elon Musk planeja adicionar recursos de voz e de dados, além de suporte a aparelhos IoT (equipamentos capazes de se comunicar entre si).

Novidade já estava "no ar"

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No ano passado, a SpaceX anunciou seus planos para fundar o serviço em parceria com a T-Mobile. Embora as velocidades estimadas do Direct to Cell sejam relativamente lentas em comparação com os padrões terrestres, variando entre dois e quatro megabits por segundo, sua vantagem se aplica na ampla cobertura.

Segundo um comunicado de imprensa da T-Mobile feito em 2022, o serviço estará disponível em praticamente todos as localidades continentais dos EUA, Havaí, partes do Alasca, Porto Rico e águas territoriais — mesmo fora do alcance da rede da T-Mobile. Por ora, nada foi anunciado em relação ao Brasil.

“O Direct to Cell funciona com telefones LTE existentes onde quer que você possa ver o céu. Nenhuma alteração no hardware, firmware ou aplicativos especiais é necessária, fornecendo acesso contínuo a texto, voz e dados”, reforça o site da SpaceX.