Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapchat e outras empresas são atacadas em vandalismo digital anti-semita

Por| 30 de Agosto de 2018 às 16h39

Link copiado!

Imagem: The Verge
Imagem: The Verge
Tudo sobre Snapchat

Em um caso claro de vandalismo digital proveniente de usuários maliciosos, empresas como Snapchat, The Weather Channel e Citibike, entre outras, foram vítimas de uma “pegadinha” graças à abertura excessiva dada a usuários pela aplicação Mapbox, um serviço amplamente usado por diversas empresas nos EUA para exibir mapas em diversas finalidades. O caso, reduzido apenas a uma parte da cidade de Nova York, foi descoberto pelo The Verge e replicado na imprensa.

O ocorrido foi o seguinte: a Mapbox permite que usuários façam sugestões de alteração em nomes de cidades e locais. Aproveitando-se disso, usuários conseguiram mudar uma parte da cidade de Nova York para “Jewtropolis”, criando uma espécie de “efeito cascata” que levou a alteração a outras empresas que também fazem uso dos serviços da Mapbox. Além do Snapchat e Weather Channel, o jornal New York Times e sites como Vice e Vox (este último, parente do Verge) também utilizam o serviço, mas não notaram alterações em suas páginas.

“Vandalismo digital” não é um termo exatamente novo, e o mau uso de serviços editáveis pelo usuário aparece em casos com maior evidência: nos primórdios da Wikipedia, por exemplo, edições maliciosas em textos eram tão comuns que, hoje, a enciclopédia digital gratuita conta com uma unidade voluntária dedicada exclusivamente ao combate disso. Mais além, a Google descontinuou um serviço de edição atrelado ao Google Maps depois que usuários inseriram imagens nada educadas do mascote do Android urinando no logo da Apple no mapa.

Continua após a publicidade

Normalmente, essas mudanças têm uma característica de viralização ou comédia. O caso do Mapbox, porém, traz nuances mais perigosas, por serem potencialmente direcionadas a um público específico. Até o fechamento desta nota, as correções vinham sendo feitas gradativamente. A Mapbox não ofereceu comentários.

Fonte: The Verge