Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 sites para baixar livros grátis em PDF, EPUB e outros formatos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Março de 2024 às 08h30

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech

Baixar livros grátis pode ser muito valioso para quem quer garantir a leitura, mas não pode gastar dinheiro. Felizmente, há muitos sites que oferecem obras sem nenhum custo e de maneira legal para o leitor fazer o download e ler tanto num e-reader quanto em um celular, tablet ou computador.

Sites para baixar livros grátis

O Canaltech testou cada um dos sites a seguir para garantir que eles estão ativos e oferecem conteúdo para download. Você pode baixar as obras e transferi-las para o seu aparelho para começar a leitura.

Continua após a publicidade

1. Portal Domínio Público

Portal disponibilizado pelo Governo Federal, o Domínio Público oferece milhares de textos dentro de diversas categorias, como literatura, teologia e administração. O conteúdo está no formato PDF, traz produções que já são de domínio público e podem ser transferidas para qualquer dispositivo.

2. Open Library

Continua após a publicidade

Um enorme catálogo virtual com livros que podem ser lidos online ou baixados. Há títulos de domínio público, mas também há outros formatos como audiolivros e filmes para serem conferidos. O leitor tem a opção de fazer o download ou ler tudo na hora na própria página. Infelizmente, nem tudo o que está na vitrine pode ser consumido.

3. dLivros

O site dLivros oferece um extenso catálogo de gêneros que vai desde a literatura infantil até textos acadêmicos. Ele permite o download de livros grátis em formatos variados como o EPUB e o PDF, além disso, há obras recentes junto de textos já presentes em domínio público.

Continua após a publicidade

4. Project Gutenberg

Uma das fontes mais antigas de conteúdo digital, o Project Gutenberg existe desde 1971 e oferece uma enorme variedade de arquivos em PDF, EPUB, MOBI e até AZW3 para Kindle. Além de poder baixar o material, você também pode ler diretamente pelo site — porém, vale lembrar que está tudo em inglês.

Continua após a publicidade

5. Amazon

O próprio site da Amazon possui um grande catálogo rotativo de livros grátis para baixar. O leitor pode conectar o seu Kindle ou aplicativo Kindle à conta para mandar as obras diretamente para o dispositivo. A biblioteca inclui textos de domínio público, mas também produções mais recentes para os leitores mais modernos.

Agora que você já conhece alguns bons sites para baixar livros de graça, pode ser que esteja na dúvida se é melhor ler no Kindle ou em um tablet. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, mas ambos servem bem para a leitura do dia a dia. Vale conhecer bem os aparelhos antes de decidir qual adquirir para o seu passatempo.