Publicidade

SiSU está fora do ar e estudantes não conseguem acessar resultados

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Janeiro de 2024 às 15h06

Link copiado!

 JESHOOTS.COM/ Unsplash
JESHOOTS.COM/ Unsplash

O site do SiSU (Sistema Unificado de Seleção) passa por dificuldades de acesso desde a manhã desta terça-feira (30). Os problemas impedem que estudantes de todo o país acessem as classificações obtidas em universidades públicas, com o alto volume de visitas sendo a possível causa das interrupções.

De acordo com o site DownDetector, especializado no registro de falhas desse tipo, o site do SiSU caiu em torno das 9h30 desta terça. Desde então, os relatos se acumulam nas redes sociais, com o SiSU sendo o terceiro assunto mais comentado do Brasil no X.

Continua após a publicidade

As publicações se misturam entre registros de bons resultados, com alunos comemorando a entrada na universidade, e a ansiedade daqueles que ainda não conseguiram acessar o portal, administrado pelo governo federal. Em alguns casos, também há registros de notas não lançadas no sistema, tornando a situação ainda mais confusa.

Os resultados do SiSU são publicados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/), que exige uma conta Gov.br para ser acessado. No total, são mais de 264,1 mil vagas em 6,8 mil cursos de 127 instituições de ensino superior do país todo.

Continua após a publicidade

Site do SiSU caiu? O que fazer?

De acordo com os registros nas redes sociais, os problemas continuam até o momento em que esta reportagem é escrita. Enquanto isso, o Ministério da Educação (MEC) não falou oficialmente sobre o assunto nem deu uma previsão de normalização do acesso ao SiSU.

Continua após a publicidade

Por enquanto, o único caminho para os estudantes é segurar a ansiedade e aguardar até que a situação seja normalizada. Indisponibilidades causadas por altos volumes de tráfego costumam deixar de acontecer na medida em que os acessos também voltam a um patamar normal, por isso, o ideal é tentar o acesso em intervalos regulares até que o sistema volte a funcionar.

Caso enfrente maiores dificuldades no acesso, o estudante também pode entrar em contato pelo portal de suporte do Ministério da Educação (https://mecsp.metasix.solutions/portal) ou através do telefone de atendimento do Gov.br: 0800-616161.