Saiba como e por que você deve desativar a sua webcam

Por Redação

Já é fato mais do que comprovado de que você pode sim ser espionado pela sua webcam. Além do mais, com a alta qualidade dos smartphones atuais, pouquíssimas pessoas ainda usam o acessório para gravações e conversas. Então, por que não desativar a sua câmera?

Conheça os perigos

Hackers ou até mesmo adolescentes entusiastas da informática têm acesso à ferramentas fáceis e outras técnicas de phishing para "sequestrar" câmeras de inocentes, armazenando imagens e vídeos de pessoas em situações comprometedoras que, na maioria das vezes, são enviadas para sites mal intencionados.

Além disso, também há registros de espionagem do governo, FBI, NSA, entre outros. Isso acontece não só nas webcams tradicionais de computador ou das embutidas no notebook, mas também em smartphones.

Muitas pessoas acham que suas vidas não são tão interessantes assim para serem espionadas, mas a verdade é que é muito fácil que pessoas com necessidades estranhas cheguem até o seu dispositivo. Então, só confie na sua câmera quando você estiver usando por algum motivo, como para tirar selfies ou conversar no Skype, e lembre-se que mesmo com a luz indicadora da webcam informando que ela está desligada, o problema não está resolvido.

Não há razões para não desativar definitivamente a sua webcam ou ao menos escondê-la. Então, veja como proceder agora que você já conhece os perigos.

Antivírus

Um antivírus pode não proteger o seu computador destes ataques, mas ele pode, pelo menos, ajudá-lo a evitar infecções com malwares. Então, nunca deixe de ter um.

Desplugue

Usuários de desktops têm a solução mais fácil para se livrar dos perigos da webcam: basta desplugá-la.

Desativando na BIOS

Esta opção é recomendada apenas para notebooks com câmeras integradas. Contudo, para desativar a webcam pela BIOS, ela e o hardware devem suportar a função.

Para fazer isso, reinicie o computador e acesse a BIOS, geralmente apertando a tecla F2 ou DEL - tudo depende do modelo do seu laptop. Nas opções, procure por algo intitulado "webcams" ou "câmera integrada" e siga o processo até encontrar alguma opção de ativar/desativar ou bloqueio/desbloqueio do hardware da câmera.

Mas atenção: ao executar essa medida o usuário também está desativando o microfone do computador.

Desativando no sistema operacional

Esta solução não é tão prática quanto desativar na BIOS, mas já é um começo. Para inviabilizar a câmera, basta desativar o seu suporte de driver. A maneira de fazer isso depende de qual é o seu sistema operacional, mas geralmente o caminho é o mesmo.

Gerenciador de Dispositivos

No Windows, por exemplo, vá até o "Gerenciador de Dispositivos", busque por "Dispositivos de imagens", clique com o botão direito e desative.

Cubra

Cobrir a webcam com certeza é a maneira menos trabalhosa de se proteger. Algumas pessoas usam papel ou adesivos, mas existem algumas peças disponíveis para venda que cobrem a lente sem deixar o computador muito enfeitado. Entre esses acessórios estão o Eyebloc Cover, C-Slide e o kit Creative Cam Covers.