Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ranking de páginas mais acessadas Alexa.com será aposentado

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Dezembro de 2021 às 15h45

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Amazon

A Amazon anunciou que pretende fechar a Alexa em 2022. Não se trata da popular assistente de voz da gigante do comércio eletrônico, mas sim da página que analisa o tráfego da internet e lista os sites em um ranking de popularidade no mundo todo. O serviço existe desde 1996 e era muito famoso nos primórdios da popularização da web — recentemente, passou a oferecer assinaturas pagas para quem deseja ter análises mais detalhadas sobre SEO (otimização para motor de busca).

Agora, a companhia garantiu que o Alexa.com será oficialmente retirado do ar no dia 1º de maio de 2022, apenas um mês após comemorar seu 26º aniversário. Não foi revelada a causa oficial para o fechamento do serviço, mas é provável que tenha relação com a falta de retorno financeiro.

Continua após a publicidade

Antes de as técnicas de SEO serem uma tendência mundial, o Alexa.com já oferecia pesquisa de conteúdo, análise competitiva e levantamento de palavras-chave. No momento atual, contudo, profissionais do segmento têm várias alternativas mais completas disponíveis no mercado, como SEMRush, Ahrefs e Moz.

No anúncio oficial, a Amazon relembrou as duas décadas de atuação para ajudar o usuário a "encontrar, alcançar e converter seu público digital" e disse ser uma decisão bastante difícil a de aposentar a página. O ranking Alexa foi considerado uma referência para criadores de páginas durante muitos anos, mas vem caindo no esquecimento e passou a ser pouco relevante.

Novas assinaturas pagas estão suspensas e as pessoas já cadastradas poderão usar o serviço até o dia o fechamento — quem já tem assinatura deve ter as cobranças efetuadas normalmente até abril. O acesso será interrompido na data estipulada, mas ainda será possível exportar os dados das várias ferramentas do serviço.

Fonte: Amazon