Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem são os 20 primeiros usuários do Facebook e por onde eles andam?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Outubro de 2021 às 14h28

Link copiado!

Eduardo Saverin/Facebook
Eduardo Saverin/Facebook
Tudo sobre Facebook

O Facebook é hoje o maior conglomerado de mídias sociais do planeta: Instagram, WhatsApp, Messenger, Workplace, Portal +, Novi, além da rede que deu origem a tudo. Mas ao retornar para o dia 2 de fevereiro de 2004, data de lançamento oficial do Facebook, quantas pessoas acreditaram na ideia?

Vale lembrar que naquela época o fundador Mark Zuckerberg era apenas um estudante que tentava angariar recursos com seus amigos mais endinheirados para financiar o projeto do que se tornaria anos depois a maior plataforma de interações sociais do mundo.

Você tem alguma ideia de quem foram as 20 primeiras pessoas a entrar para o Facebook? Por onde andam essas figuras que acreditaram na proposta e criaram uma conta no recém-lançado TheFacebook.com?

Continua após a publicidade

20. Joe Green

Como entrou para o Facebook? Joe Green esteve envolvido com o Facebook desde o começo, quando a rede ainda se chamada Face Mash e era voltada para os alunos do campus da Universidade de Harvard. Na época, esse projeto deu o que falar porque expunha as estudantes a análise dos visitantes, no intuito de definir quem era a mais bonita.

A repercussão foi tão grande que gerou problemas para todos, o que levou o pai de Green, professor na Universidade da Califórnia (UCLA), a vetar qualquer trabalho futuro com Zuckerberg. Colegas de quarto, a amizade se manteve ao longo dos anos e Joe pode acompanhar de perto o surgimento da rede social.

Continua após a publicidade

Quando o fundador lhe pediu para administrar os negócios do Facebook, ele recusou. O cargo teria garantido algo entre 4 e 6% da empresa, o que geraria uma riqueza de aproximadamente US$ 50 bilhões em valores atuais. Ele chegou a ganhar algumas ações por atuar como consultor, mas tornou-se cofundador da Causes e da NationBuilder, empresas que outros primeiros usuários do Facebook apoiaram.

O que faz atualmente: é cofundador da Psychedelic Science Funders Collaborative (PSFC), em 2017; cofundador e presidente do conselho da Treehouse; co-presidente do conselho da Or Halev, um centro de meditação judaica, além de ter apoiado a MAPS e o Instituto Usona. Atua também como investidor-anjo em várias startups, como Asana , Dropbox , FabFitFun, Fin, Lyft , Shift, Manny's e Once Upon a Farm.

19. Eduardo Saverin

Como entrou para o Facebook? Vindo de família rica, Saverin era um dos amigos de Zuckerberg com melhores condições financeiras. O brasileiro o ajudou a financiar a empresa em seus primórdios e contribuiu com as primeiras estratégias de anúncios do Facebook.

Continua após a publicidade

Durante seu primeiro ano em Harvard, Saverin conheceu seu companheiro de graduação, o estudante de segundo ano Mark Zuckerberg. Mesmo amigos, acabaram travando uma disputa judicial resolvida anos depois em um acordo fora dos tribunais — em razão de um contrato de confidencialidade, os termos nunca foram divulgados.

Em julho de 2021, tornou-se o brasileiro mais rico do mundo segundo o ranking de bilionários da revista Forbes, com uma fortuna estimada em mais de R$ 100 bilhões.

O que faz atualmente: Saverin vive em Singapura desde 2009 e tem ações do Facebook, além de ter ganhado o direito de se autoproclamar cofundador da rede. Após deixar os EUA, passou a se dedicar aos seus investimentos em startups, mas desde 2015, trabalha no B Capital Group, fundo de capital de risco do qual é cofundador.

Continua após a publicidade

18. Ebonie Hazle

Como entrou para o Facebook? Hazle foi estudante de Harvard entre 2002 e 2006, onde conheceu Mark Zuckerberg e Chris Hughes durante esse período. Ela se tornou amiga de ambos e está cadastrada no site desde o dia do lançamento, mas não chegou a ter nenhuma participação no processo de criação da rede.

O que faz atualmente: Ebonie fazia parte da equipe de balé de Harvard, mas largou e foi estudar Direito. Trabalhou em alguns escritórios de advocacia na região de Nova York até ingressar na First Long Island Investors, em 2015, como Conselheira Geral Adjunta, cargo que exerce até hoje.

Continua após a publicidade

17. Alana V. Brown

Como entrou para o Facebook? Alana frequentou Harvard para obter seu MBA, onde conheceu a rede social. Ela era amiga de Samyr Laine, a 14ª pessoa no Facebook, embora não tivesse vínculo com nenhum dos criadores.

O que faz atualmente: Ocupa o cargo de Business Development & Product Partnerships Principal no Google, além de ser integrante do Hustle Fund, organização de investidores-anjos. Trabalhou antes na Walt Disney Company e na rede de TV CBS.

Continua após a publicidade

16. David Hammer

Como entrou para o Facebook? Hammer era estudante de Ciência da Computação em Harvard e amigo de outros membros da equipe do Facebook: Mark Kaganovich, Kang-Xing jin, Andrei Boros e Chris Hughes. Ele conheceu Zuckerberg por intermédio dessas pessoas e chegou a trabalhar com eles nos primórdios da rede social, analisando estatísticas de uso para ajudar na tomada de decisões.

O que faz atualmente: Hammer se graduou em Harvard e foi trabalhar como gestor de produtos no Google. Hoje ele é SVP de Produtos e pesquisador na Hawkfish LLC, empresa de tecnologia voltada para análise de dados voltados para campanhas políticas.

Continua após a publicidade

15. David Jakus

Como entrou para o Facebook? David Jakus provavelmente é o exemplo da aposta em um novo serviço, já que ele foi a primeira pessoa cadastrada na rede que não tinha qualquer ligação com os criadores. Foi estudante de Harvard e se formou, em 2006, no curso de Estudos Sociais.

O que faz atualmente: Após concluir a faculdade, mudou-se para Nova York e atualmente trabalha como Conselheiro Legal na empresa Roivant Sciences.

Continua após a publicidade

14. Colin Jackson

Como entrou para o Facebook? Jackson soube do Facebook através dos amigos da Fraternidade Alpha Epsilon Pi, da qual Mark Zuckerberg também era membro. Se formou em Bioquímica em Harvard, mas depois cursou Medicina na Tufts University, em Massachusetts.

O que faz atualmente: Jackson parece ter se afastado bastante do ambiente digital, já que não atualiza seu perfil do Facebook desde 2012 e não possui conta em outros serviços. O último emprego conhecido dele foi como pesquisador na Rockfeller University.

Continua após a publicidade

13. Kang-Xing Jin

Como entrou para o Facebook? Kang-Xing Jin frequentou Harvard e cursou duas disciplinas com Mark Zuckerberg: Máquinas Inteligentes e Introdução a Teoria Computacional. Ele trabalhou no Facebook enquanto ambos estavam na universidade, razão pela qual se tornou amigo dos demais fundadores e um dos primeiros integrantes da rede social.

O que faz atualmente: Jin retornou ao Facebook quando finalizou seus estudos em Ciência da Computação em 2006, onde ocupa o cargo atual de Chefe de Saúde desde 2018. Antes, foi diretor e vice-presidente de diversos setores da companhia, em especial voltados para engenharia. Desde 2015, é membro do conselho da Chalkbeat, uma organização não-governamental que atua para aprimorar a educação nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

12. Sarah Goodin

Como entrou para o Facebook? Goodin foi a primeira mulher a se cadastrar no site. Ela era amiga de Samyr Laine, um dos membros da equipe criadora da rede social, que dividia o quarto com Zuckerberg e logo contou para Sarah sobre o Facebook.

O que faz atualmente: Goodin se formou em Psicologia em 2006 na Universidade de Harvard, mas mudou o foco para a área de design, onde fez cursos técnicos e mestrado. Em razão disso, mudou-se para São Francisco e atua com comunicação: hoje ela é Senior UX Designer na empresa Daylight.

11. Samyr Laine

Como entrou para o Facebook? Laine era colega de quarto de Zuckerberg, mas seus círculos de amizade eram bem diferentes — dizem que foi ele quem convenceu as amigas Sarah e Alana a aderir ao site. Laine praticava atletismo e embora tivesse um perfil bem diferente do amigo, costumava virar noites jogando PlayStation com o cofundador do Facebook.

O que faz atualmente: Laine tornou-se um atleta de sucesso e chegou a competir nas Olímpiadas de 2012 e em 2016. Depois de encerrar a carreira, seguiu na área esportiva e chegou a ser Diretor de Competições na Major League Soccer (MLS), a "CBF dos Estados Unidos". Hoje, é SVP de Operações e Estratégia na WestBrook, além de autor, palestrante e filantropo.

10. Zach Bercu

Como entrou para o Facebook? Bercu soube do Facebook através dos seus amigos da Fraternidade Alpha Epsilon Pi, da qual Zuckerberg participava. Estudava Psicologia em Harvard e era amigo de um dos primeiros membros da rede social, Collin Jackson.

O que faz atualmente: Após concluir os estudos em Harvard, Bercu passou um ano em Israel e se formou em Medicina pela Universidade de Emory. Atualmente trabalha em cargo de diretoria no Hospital Monte Sinai, em Nova York, além de professro associado no Departamento de Radiologia da Emory.

9. Manuel Antonio Aguilar

Como entrou para o Facebook? "Tono" Aguilar conheceu o Facebook graças ao seu colega de quarto Mark Kaganovich, que cursava disciplinas com Zuckerberg. Não teve participação na criação da rede nem relação com os fundadores.

O que faz atualmente: Ele se formou em 2006 no curso de Astronomia e Física de Harvard e engatou um mestrado na mesma área logo na sequência. Hoje, Aguilar vive na Guatemala, onde fundou a CASSA, empresa de construção sustentável com foco em casas, escolas e empresas.

8. Andrei Boros

Como entrou para o Facebook? Também era amigo de Mark Kaganovich e David Hammer, ambos integrantes da rede. Foi estudante de Harvard e se formou em Economia no ano de 2006.

O que faz atualmente: Boros atualmente vive em Londres, onde trabalha na área de gestão de portfólios de investimentos na Capstone Investment Advisors

7. Mark Kaganovich

Como entrou para o Facebook? Kaganovich cursou algumas disciplinas com Zuckerberg em Harvard, mas era amigo de David Hammer, que conhecia muitos dos primeiros membros do Facebook. Em entrevista ao BuzzFeed, chegou a dizer que Zuckerberg o perturbava para colocar uma foto no perfil da rede, o que ele acabou fazendo eventualmente.

O que faz atualmente: Kaganovich terminou seu pós-doutorado em Genéritca na Universidade de Stanford em 2015. Ele é o fundador e CEO da SolveBio, uma empresa de softwares focada na indústria farmacêutica.

6. Colin Kelly

Como entrou para o Facebook? Colin estudava em Harvard e era amigo de Colin Jackson e David Hammer, provavelmente do mesmo grupinho que fez a inscrição na rede na mesma época.

O que faz atualmente: Kelly é vice presidente de Desenvolvimento Corporativo na Madison Square Garden Entertainment. Antes, atuou como advogado no caso "Windsor contra os Estados Unidos", ação judicial que impedir a discriminação de casais do mesmo sexo sobre benefícios federais.

5. Andrew McCollum

Como entrou para o Facebook? McCollum cursou a disciplina de Sistemas Operacionais com Mark Zuckerberg e foi quem desenhou a primeira logo do Facebook — na época chamado de TheFacebook.com.

O que faz atualmente: Andrew trabalhou como engenheiro do Facebook entre 2004 e 2006. Hoje tem a sua própria empresa, chamada Philo, um app de streaming de canais de televisão.

4. Arie Hasit

Como entrou para o Facebook? Hasit foi o primeiro não fundador a se cadastrar no Facebook: ele conhecia Chris Hughes e Zuckerberg. Em entrevista ao site BuzzFeed, Hasit revelou que as notificações de aniversário foram ideia sua e que Zuckerberg a implementou um dia após ter comentado a respeito.

O que faz atualmente: Após concluir os estudos em Linguagens e Civilizações em Harvard, mudou-se para Israel e virou rabino. Ele é um líder espiritual de uma comunidade judicia em Mazkeret Batya e CEO da empresa 70 Faces.

3. Dustin Moskovitz

Como entrou para o Facebook? Moskovitz é um dos cofundadores do Facebook e foi colega de quarto de Zuckerberg em Harvard. Participou ativamente da criação da rede social e se tornou o diretor de tecnologia da empresa. Mais à frente, foi o primeiro chefe e vice-presidente de engenharia, além de ter contribuído para a construção da arquitetura principal do site, pela estratégia móvel da empresa e desenvolvimento em outras vertentes estruturais.

O patrimônio de Dustin Moskovitz foi calculado em US$ 17,8 bilhões (mais de R$ 94 bilhões) pela Forbes em 2021, sendo a maior parte referente à participação de quase 3% no Facebook.

O que faz atualmente: Deixou o Facebook em 2008 para se dedicar a outros projetos. É cofundador e atual CEO da Asana, investidor de startups e cofundador e presidente da Open Philanthropy Project.

2. Chris Hughes

Como entrou para o Facebook? Hughes é cofundador do Facebook e também dividiu o quarto com Zuckerberg. Atuou como porta-voz e cuidou da parte de divulgações/marketing da rede social logo no início de tudo.

O que faz atualmente: Após deixar o Facebook, fundou a Jumo, uma startup que tenta utilizar as mídias sociais para mudar o mundo, mas depois passou a investir em negócios voltados para notícias, como a revista The New Republic. É diretor da empresa de mídia Upworthy e um dos criadores do Economic Security Project, que luta para conscientizar os políticos sobre a necessidade de um modelo econômico mais igualitário e justo.

1. Mark Zuckerberg

Como entrou para o Facebook? Esse você provavelmente já conhece, afinal ele foi a grande mente por trás da ideia e da execução do Facebook. Envolveu-se em várias disputas legais com outros integrantes do grupo fundador, que reivindicaram participações com base nas contribuições durante a fase de desenvolvimento da rede social.

O que faz atualmente: É o CEO do Facebook e uma das pessoas mais ricas do planeta, embora tenha por hábito doar parte de seu dinheiro para filantropia e obras de caridade de tempos em tempos. Coordena as estratégias e toma as principais decisões da rede social, além de ser a "cara" do Facebook.

Uma curiosidade é que o contador de perfis do Facebook só começa no número quatro, porque os três anteriores apresentaram bugs e precisaram ser descartados por Zuckerberg. Portanto, o primeiro usuário da rede social foi, na verdade, o seu criador com um perfil de ID 4.

Fonte: Business Insider