Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem é Janaína Dutra, brasileira homenageada pelo Doodle do Google de hoje (30)

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Novembro de 2021 às 09h41

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

Nesta terça-feira (30), o Doodle do Google homenageia a ativista social cearense Janaína Dutra, a primeira travesti do país a obter uma carteira profissional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Vítima de câncer de pulmão em 2004, aos 43 anos, ela completaria hoje 61 anos.

Janaína Dutra nasceu em Canindé, uma cidade no norte do estado do Ceará, no dia 30 de novembro de 1960. Aos 14 anos, a travesti teve sua sexualidade descoberta pela família, que jamais parou de apoiá-la. Foi nesta época, porém, que ela começou a ser vítima de homofobia no dia a dia.

Continua após a publicidade

E teria sido a partir da insatisfação com o preconceito diário que Dutra decidiu cursar Direito na Universidade de Fortaleza (Unifor), na qual se formou em 1986. Foi quando ela se tornou a primeira transexual graduada aceita como membro da OAB.

Uma carreira dedicada à causa LGBTQIA+

Ainda na década de 1980, Dutra começou a dedicar sua carreira em campanhas de prevenção do HIV no Brasil, especialmente na comunidade transgênero, com apoio do Ministério da Saúde. No mesmo período, a advogada participou da construção do Grupo de Apoio Asa Branca (GRAB), importante marco no movimento da livre orientação sexual no Ceará.

Dutra foi a primeira presidente da Associação de Travestis do Ceará (ATRAC), que ajudou a fundar ao lado da travesti Thina Rodrigues. A organização sem fins lucrativos tinha foco no desenvolvimento do apoio social e jurídico para a comunidade LGBTQIA+.

Continua após a publicidade

Ao longo da vida, Dutra ficou conhecida por sempre carregar uma cópia da lei anti-homofobia aprovada em Canindé. A ativista movimentou inúmeras palestras, conferências, seminários e debates na defesa da igualdade.

Desde 2011, Dutra dá nome ao Centro de Referência LGBTQIA+ do município de Fortaleza, uma unidade pública que concede serviços de proteção e defesa dessa comunidade em situação de violência devido à homofobia.

Fonte: Google