Publicidade

Quem é Bibi Ferreira, homenageda de hoje (01) no Doodle do Google?

Por| 01 de Junho de 2024 às 11h43

Link copiado!

Agência Brasil
Agência Brasil

Se você abriu o Google neste sábado (1) para fazer uma busca, certamente se deparou com o novo Doodle produzido pela companhia para celebrar a vida e a arte de Bibi Ferreira. Mas quem é Bibi Ferreira? O que ela fez para ganhar uma homenagem na home do buscador mais famoso do mundo? 

Abigail Izquierdo Ferreira (mais conhecida como Bibi Ferreira) foi uma apresentadora, atriz, cantora, compositora e diretora brasileira, sendo destacada como um dos maiores talentos do teatro brasileiro, especialmente no meio musical. Nascida na cidade do Rio de Janeiro no dia 1° de junho de 1922, Bibi veio de uma família já envolvida no mundo da arte, já que seu pai era o ator brasileiro Procópio Ferreira e sua mãe era a bailarina argentina Aída Izquierdo.

A naturalidade para a arte era tanta que Bibi fez sua estreia no mundo artístico com pouco mais de 20 dias de vida, em uma peça, substituindo uma boneca cenográfica que havia desaparecido. Apesar de morar alguns anos fora do país com a mãe, acompanhando-a em tours com sua equipe de balé, foi no Brasil que ela realmente se descobriu como artista, fazendo sua estreia profissional em 1941 na peça "La locandiera". 

Continua após a publicidade

A estrela Bibi Ferreira

Após sua estreia em 1941, Bibi Ferreira seguiu carreira no teatro, montando sua própria companhia teatral com alguns dos nomes mais importantes do teatro brasileiro na época, como Cacilda Becker, Maria Della Costa e Henriette Morineau. O grupo fazia traduções para o português de grandes sucessos internacionais, além de trazer algumas obras próprias. Ela ainda se aventurou em Portugal, onde dirigiu peças durante quatro anos.

Porém, foi na década de 60 que Bibi Ferreira realmente se destacou no cenário nacional. Participando do grande sucesso "Minha Querida Dama" (tradução de "My Fair Lady"), ela começou a ganhar mais espaço também na TV, onde apresentou um programa ao vivo, que durante dois anos levou à televisão os maiores nomes do teatro.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Ela também participou, tanto atuando quanto dirigindo, de diversos outros sucessos do teatro nacional, incluindo "Brasileiro, Profissão: Esperança", "O Homem de La Mancha" e "Gota d'Água", com participações de grandes nomes como Paulo Autran, Chico Buarque, Paulo Pontes, Flávio Rangel e Ruy Guerra. Ela ainda dirigiu "Deus Lhe Pague", que contou com nomes como Walmor Chagas, Marília Pêra, Marco Nanini e muitos outros artistas. 

Bibi Ferreira seguiu atuando no mercado do teatro até os anos 2010, indo além dos musicais que a tornaram uma estrela e fazendo até mesmo comédias como "Às Favas com os Escrúpulos", com texto de Juca de Oliveira e direção de Jô Soares. Ela entrou para a lista das 10 Grandes Mulheres que Marcaram a História do Rio em 2015, e realizou em 2017 a turnê de encerramento "Bibi - Por Toda Minha Vida", já no auge de seus 95 anos de vida.

Bibi Ferreira morreu em 13 de fevereiro de 2019, aos 96 anos, na cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: Google, Wikipedia