Publicidade

Primeira foto postada na internet: conheça a curiosa história desse marco da web

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Agosto de 2021 às 09h32

Link copiado!

Reprodução/CERN
Reprodução/CERN

Em um tempo no qual o upload de arquivos era coisa de outro mundo, é difícil imaginar qual teria sido a primeira foto disponibilizada na rede mundial de computadores. Seria uma selfie do criador da rede? Ou, quem sabe, um retrato de um computador nos anos de 1980? Não, nada disso, a primeira imagem da rede é algo bem inusitado.

Esta, abaixo, foi a primeira imagem registrada na então jovem World Wide Web, em 18 de julho de 1992. É a foto de apresentação do grupo Les Horribles Cernettes, uma girl band de pop fundada por funcionárias do CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear) para se apresentar em vários eventos do órgão. Trata-se de uma paródia das boy bands da época, com músicas bem humoradas e letras divertidas.

Continua após a publicidade

Da esquerda para a direita estão: Angela Higney, Michele de Gennaro, Colette Marx-Neilsen, Lynn Veronneau. A fotografia foi tirada no CERN Hardronic Festival por Silvano de Gennaro, um analista do departamento de Ciência da Computação do CERN, em 18 de julho de 1988.

Embora a internet já existisse bem antes dessa data, a velocidade do tráfego de dados não era suficiente para suportar a transmissão de interfaces gráficas. Somente com o aprimoramento da rede é que foi possível subir arquivos maiores, o que deu início aos sites com imagens e fotos como conhecemos hoje.

Originalmente, a imagem era um GIF, com tamanho bem reduzido (lembre-se que em um disquete cabia, no máximo, 1,44 MB). Não se trata daquelas aquelas imagens em movimento como se conhece hoje, mas de uma foto de qualidade bem ruim, compatível com os monitores monocromáticos e placas de vídeo fracas da época.

As Cernettes

Continua após a publicidade

O próprio nome da banda já demonstrada o tom brincalhão: algo como “as horríveis cernettes” — Cernettes, no caso, deriva de CERN, o local onde trabalhavam as jovens. As músicas falam sobre colisores de partículas, antimáteria, Boson de Higgs e raios cósmicos, tudo relacionado ao cotidiano de trabalho delas.

Apesar desse tom nada formal e de nunca terem estourado nas paradas de sucesso, as Cernettes possuem website e até hoje fazem aparições ocasionais em eventos relacionados ao universo científico. Elas se autointitulam a “banda mais nerd e adorável de todas”, as garotas doo-whoop (estilo musical delas).

Continua após a publicidade

A história da imagem mostra como os efeitos de edição eram “avançados”, em uma época em que o Photoshop dava seus primeiros passos. Ela foi editada em um Mac colorido da época antes de ser enviada por Tim Berners-Lee, considerado o pai da World Wide Web.

A foto antes do Photoshop dá a impressão de ser bem mais recente do que realmente é. Tirando os acessórios estranhos e as luvas nas mãos, a imagem poderia ter sido a foto de um baile de formatura qualquer — ou, na pior das hipóteses, o registro de uma recente festa à fantasia estilo anos 80.

Fonte: Vice, The Cernettes, The Quint