Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pioneiro da internet brasileira, Aleksandar Mandic morre aos 66 anos

Por| Editado por Claudio Yuge | 06 de Maio de 2021 às 19h35

Link copiado!

Reprodução/Wikimedia Commons
Reprodução/Wikimedia Commons

Morreu nesta quinta-feira (6), aos 66 anos, Aleksandar Mandic, um dos pioneiros da internet brasileira. Ainda não há detalhes sobre a causa de sua morte, contudo, relatos indicam que o empresário vinha tratando de uma leucemia e aguardava transplante de medula óssea. Ele chegou a ser internado no ano passado, após contrair COVID-19, contudo, não há confirmação se há alguma ligação com a doença.

Vários amigos, conhecidos e entusiastas da tecnologia lamentam sua morte na noite desta quinta, e, em suas redes sociais, as últimas postagens apontam seu internamento no ano passado e alguns comentários feitos por Mandic sobre sua condição de saúde.

Continua após a publicidade

Executivo da Siemens, ele abandonou seu emprego para investir na Mandic BBS, que nasceu em 1990 em um quarto de sua casa. O investimento no modelo rudimentar de conexão trouxe grandes frutos em 1995, quando a internet comercial começou a ser oferecida no Brasil e resultou na criação da Mandic S.A. em 1996.

Após vender a empresa que ajudou a criar, o pioneiro se tornou em 2000 um dos sócios-fundadores do IG, que nasceu como um provedor de internet que dispensava qualquer espécie de pagamento — uma revolução para a época. Figura carismática, Mandic concedeu uma entrevista ao Canaltech em 2015 nos quais contou mais sobre o início da web brasileira.

Mandic deixou o IG em 2001 para se focar em áreas como o fornecimento de e-mails corporativos e, em 2013, investiu na Mandic Magic — atual Wi-Fi Magic), que auxiliava usuários a procurar por conexões sem fio. Com uma contribuição essencial para o estabelecimento da internet brasileira, seu legado permanece vivo em cada acesso da web e na Mandic S.A., que continua a atuar no mercado nacional com soluções de nuvem e cibersegurança.

Continua após a publicidade

Fonte: Estadão