Publicidade

Pesquisa do IBGE revela que aumentou o número de usuários de internet no Brasil

Por| 20 de Dezembro de 2018 às 19h55

Link copiado!

Pesquisa do IBGE revela que aumentou o número de usuários de internet no Brasil
Pesquisa do IBGE revela que aumentou o número de usuários de internet no Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (20) os resultados da pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que mostrou que pela primeira vez praticamente dois terços da população do país (69,8%) possuem conexão com a internet.

A pesquisa mostrou que, em 2017, o Brasil possuiu 126,3 milhões de usuários de internet, o que significou um aumento de 10,2 milhões de usuários em comparação com 2016. O maior crescimento aconteceu entre os idosos, categoria em que 2,3 milhões de pessoas com mais de 60 anos passaram a acessar a internet pela primeira vez em 2017, mas todas as outras categorias etárias também tiveram crescimento no número de usuários se comparadas ao ano anterior. Ainda que o IBGE não tenha investigado os motivos que levaram ao crescimento do número de usuários entre idosos, outras pesquisas apontam que esse público costuma entrar na internet para se relacionar nas redes sociais com familiares e amigos e, em alguns casos, costumam receber ajuda dos filhos e netos para acessar a internet.

Mas, apesar de ser o grupo que mais cresceu, os usuários com mais de 60 anos ainda é o menor grupo etário de usuários conectados se comparado à quantidade total da população de pessoas deste grupo, com apenas 31,1% de toda a população idosa do país conectada na internet. Enquanto isso, os jovens entre 20 e 24 anos são o grupo mais conectado, com 88,4% de toda a população do país nessa idade possuindo acesso à rede.

Os smartphones continuam sendo o principal meio de acesso, com 97% das pessoas acessando a internet por meio de seus celulares. Já o acesso através do computador vem caindo: enquanto em 2016 cerca de 63% das pessoas acessavam a internet usando um computador, em 2017 esse número diminuiu para 56,6% dos usuários.

Continua após a publicidade

Apesar de várias utilidades, a internet ainda é usada principalmente para fins de comunicação. De acordo com a pesquisa, 95,5% dos usuários acessavam a internet para trocar mensagens de texto, voz ou imagens através de aplicativos, com um crescimento em mais de 10% das pessoas que usam a internet para fazer chamadas de voz ou de vídeo. Outro número que também cresceu é o das pessoas que acessam a rede para assistir a séries, filmes e outros vídeos, que correspondia a 76,4% dos usuários em 2016 e passou a definir 81,8% dos usuários em 2017.

O número de usuários não aumentou apenas nas cinco regiões do país, mas também nas áreas rurais. Segundo a pesquisa, 3,9 milhões de residências rurais do país possuíam ao menos um morador que acessava a internet, o que equivale a um aumento de 22% se comparado ao ano anterior. Esse crescimento ocorreu tanto nos setores de banda larga móvel quanto no de banda larga fixa, o que mostra que além do número de lares conectados, a qualidade da conexão das áreas rurais também melhorou em 2017.

Apesar disso, os números ainda são baixos quando comparados ao panorama geral, e mostram que apenas 41% (menos da metade) de toda a população rural do país está conectada à internet, enquanto entre a população urbana essa proporção é de 80,1%.

Fonte: IBGE