O que tem no feed do AI Vibes da Meta? Por lá, só se posta vídeo gerado pela IA
Por Nathan Vieira • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

Na última quinta-feira (25), a Meta anunciou oficialmente o lançamento do AI Vibes, um novo feed dentro do aplicativo Meta AI, voltado exclusivamente para vídeos gerados por inteligência artificial. A novidade, que já está disponível em mais de 40 países (mas não no Reino Unido), tem como promessa transformar a forma como usuários descobrem, criam e compartilham conteúdos curtos feitos por IA.
- Vibes: Meta AI vai gerar vídeos e ter feed somente com clipes feitos por IA
- Chats do Meta AI serão usados para personalizar o feed do Instagram; entenda
O Vibes é uma aba no app Meta AI que reúne apenas vídeos criados por modelos de inteligência artificial. A proposta é oferecer um espaço de experimentação e inspiração criativa, onde os usuários podem assistir a conteúdos já disponíveis, criar seus próprios vídeos do zero ou até remixar clipes publicados no feed, adicionando novos visuais, trilhas sonoras e estilos personalizados.
De acordo com a Meta, o objetivo do Vibes é permitir que artistas, criadores e comunidades explorem o potencial da IA para contar histórias visuais de forma rápida, divertida e interativa. Além disso, os vídeos podem ser compartilhados diretamente no próprio feed, enviados por mensagem privada ou ainda cross-postados para Instagram e Facebook Stories e Reels.
Embora a Meta possua sua própria família de modelos de IA, chamada Llama, o Vibes utiliza atualmente tecnologias de vídeo desenvolvidas por laboratórios parceiros, como Midjourney e Black Forest, segundo Alexandr Wang, novo Chief AI Officer da empresa.
Que tipo de conteúdo aparece no feed?
Então o Canaltech resolveu vasculher o feed do AI Vibes para ver o que aparece. Basicamente, há um estilo de produção que mistura humor, surrealismo e estética “fofa”, se encaixa na onda recente do chamado AI slop, termo usado para se referir a conteúdos gerados em massa pela IA que inundam as redes sociais.
Ao clicar na imagem disponível no feed, você pode acessar os comentários no conteúdo em questão e comentar para interagir com o criador do vídeo. Também é possível fazer as alterações de imagem, animação e até adicionar música para montar um vídeo próprio.
No entanto, é importante perceber que a novidade está sendo liberada gradualmente, por isso os recursos podem parecer limitados a princípio.
O AI Vibes da Meta chega a passos muito sutis, e ainda pode não apresentar fôlego para lidar com a gama de aplicativos de edição de imagem e vídeo com o auxílio de IA que existem por aí. Ainda assim, vale voltar os olhares para essa iniciativa, já que se trata de um movimento estratégico da Meta para centralizar a experiência criativa dentro de seu próprio ecossistema.
Ao lançar o AI Vibes, a empresa aposta em um feed social exclusivo para conteúdos feitos por inteligência artificial, algo que a diferencia de apps concorrentes que atuam apenas como editores.
Leia também:
- Afinal, a Meta AI lê as mensagens e grupos do WhatsApp? Não é bem assim
- Como usar o Meta AI no WhatsApp: Guia Prático
VÍDEO | Meta IA no WhatsApp: PERIGOSO ou não?
Fonte: Meta