Publicidade

O que é DNS Reverso?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Setembro de 2022 às 13h00

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

Antes de entender o que é o DNS reverso, é importante saber que DNS significa Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínios em tradução livre. Trata-se de um sistema que converte os endereços de IP (Internet Protocol, os números que representam cada ponto de uma rede) em nomes de domínio, mais compreensíveis por humanos.

Na internet, todos os dispositivos (páginas da web e servidores, por exemplo) se "comunicam" entre si a partir dos endereços de IP, que também podem ser utilizados para acessar sites, mas decorar a extensa sequência numérica de cada página não é muito viável. Dessa forma, o DNS foi criado para facilitar o acesso a partir dos nomes de domínio ao invés de números.

Por exemplo, para acessar o Google, é mais fácil usar o domínio www.google.com.br do que de decorar o seu endereço de IP 142.250.73.227 e ter que digitar isso toda vez que precisar acessar o site.

Continua após a publicidade

O que é um DNS reverso?

O DNS reverso (rDNS) ou apontamento (PTR) é um recurso utilizado para descobrir o nome de domínio associado a um IP específico. Em outras palavras, ele retorna o nome do host a partir da pesquisa de um determinado endereço de IP.

O DNS reverso funciona de forma oposta da pesquisa de DNS de encaminhamento ou Registro A (ou ALIAS) — que é o método mais comum —, no qual se usa o nome de domínio para descobrir um endereço de IP ligado a ele. Daí vem o nome rDNS.

Continua após a publicidade

As consultas de rDNS fornecem informações adicionais, como o país e a cidade aos quais um endereço IP está anexado. Entretanto, é importante ressaltar que, para fazer uma pesquisa, é fundamental se certificar que o servidor consultado tenha um registro de DNS reverso, pois sem ele não é possível encontrar resultados.

Para que serve uma pesquisa de DNS reverso?

A pesquisa de DNS reverso é comumente usada por servidores de e-mail para verificar se os conteúdos são enviados por um servidor legítimo antes de passá-los para outra rede, considerando que os spammers (remetentes que enviam conteúdos em massa) costumam usar endereços de IP de máquinas sequestradas sem registro de DNS reverso.

A configuração do rDNS é importante porque gera mais confiabilidade nos seus disparos de e-mail. Sem ela, os servidores de e-mail não conseguem identificar a origem do remetente e acabam classificando o conteúdo recebido como de baixa reputação, resultando no descarte desse material.

Continua após a publicidade

Além disso, as pesquisas também podem ser usadas por empresas B2B para coletar possíveis oportunidades de negócio, visto que todos os sites coletam endereços IP dos dispositivos que o visitam — que podem ser utilizados para descobrir o nome do domínio por meio da consulta de rDNS.

Como consultar um DNS reverso?

Para verificar a situação atual do DNS reverso desejado, faça o seguinte:

  1. Acesse o prompt de comando do Windows digitando cmd na barra de pesquisas do Menu Iniciar;
  2. Digite a sequência nslookup -q=ptr [IP que deseja consultar] (sem as chaves).
Continua após a publicidade

Caso deseje alterar a configuração padrão e direcionar o IP do seu servidor para um domínio específico, você deve abrir uma solicitação com provedor de Internet, informar o IP ou domínio e solicitar a configuração do DNS reverso.