O que é a Central do Autor da Amazon

O que é a Central do Autor da Amazon

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 24 de Maio de 2021 às 14h50
James Tarbotton/Unsplash

A Central do Autor (Web) é uma plataforma da Amazon voltada para autores de livros. Nela, é possível acompanhar estatísticas sobre a popularidade das publicações no site, organizar a sua biblioteca, acessar funcionalidades relacionadas ao Kindle e ainda criar um espaço para se comunicar com fãs e leitores. A ferramenta chegou à versão brasileira da Amazon em 2021 e já foi disponibilizada para quem possui livros à venda no catálogo da loja virtual.

Como funciona a Central do Autor da Amazon

Visão geral da plataforma (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Primeiramente, é necessário vincular seu perfil da Amazon com os livros publicados na plataforma virtual. Busque por um título presente no catálogo para iniciar o cadastro. Após um processo de verificação, é possível acompanhar as suas estatísticas, desenvolver a sua Página do Autor e gerenciar os livros.

A aba "Relatórios e Marketing" reúne dados sobre o desempenho de cada livro à venda, separadas entre ranking de vendas e a listagem de avaliações de clientes. O ranking de vendas permite visualizar a posição atual do livro entre os mais vendidos das lojas da Amazon em cada país, além de gerar um gráfico com a evolução ao longo de um período.

A Página do Autor, por sua vez, é muito semelhante a uma rede social. Existem espaços para inserir uma biografia e fazer o upload de fotos ou vídeos. A Central do Autor também exibe ícones para vincular publicações de blog, mas a função ainda não foi disponibilizada para usuários brasileiros. Essa página é publicada na Amazon e pode ser seguida por fãs, disponibilizando atualizações no aplicativo do Kindle (Android | iOS).

Por fim, na aba "Livros", é possível acessar a lista de títulos publicados, visualizar os formatos disponíveis e adicionar novos e-books. Para isso, existem ferramentas como o Kindle Direct Publishing, que ajuda na publicação, e o Kindle Create, usado para converter manuscritos em ebooks.

Já testou a Central do Autor? Deixe sua avaliação nos comentários!

Fonte: Amazon

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.