Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Último resquício do Google+ finalmente será descontinuado

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Fevereiro de 2022 às 12h13

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Google

O Google deve jogar a última pá de terra no calvário da sua fracassada rede social Google+ ao substituí-la definitivamente pelo Espaços. Embora a iniciativa já tenha sido descontinuada há alguns anos para o consumidor, a gigante das buscas ainda mantinha um serviço corporativo para comunicação interna nas empresas chamado Currents (antes conhecido como Google+ para G Suite).

Agora, a Big Tech decidiu acabar com o Currents devido ao baixo uso. Na prática, a ferramenta substituta faz mais ou menos o que o "Google+ corporativo" entregava: criação de chats em grupo, locais para compartilhamento de arquivos e estabelecer fluxos de trabalho.

Continua após a publicidade

A parte boa é que o Espaços traz a compatibilidade com bots, assim dá para executar tarefas mecânicas, como inserir o andamento de um projeto no Asana, com apenas um clique. Os robôs automatizam coisas e permitem integrar soluções diretamente na tela do Workspace, inclusive de empresas terceiras.

Este não é um serviço exatamente novo, mas é "vendido" pelo Google como se fosse algo inovador. Antes chamada Salas, a solução foi expandida para entregar um local virtual para organizar conversas com pessoas, debater sobre tópicos específicos ou acompanhar projetos pelo Workspace. Como guardava muitas semelhanças com o Currents, não fazia sentido para os desenvolvedores manter duas propostas que entregam praticamente o mesmo resultado.

Integração com o Google Workspace

A melhor parte é que o Espaços já está totalmente integrado à suíte de produtos do Workspace, por isso é muito mais fácil usá-lo via Gmail, adicionar um compromisso na Agenda ou compartilhar um arquivo guardado no Drive. No entanto, nem todos os recursos do Currents serão migrados — dados sobre postagens, tags populares e perfis mais influentes são exemplos —, o que pode desagradar os atuais usuários.

Continua após a publicidade

O calendário oficial da companhia prevê o encerramento do Currents a partir de 2023, porque ainda será necessário migrar todo o conteúdo e as comunidades para a experiência modernizada. Serão adicionados também novos recursos para melhorar a comunicação e proporcionar mais robustez, como o suporte a comunidade maiores, pesquisa avançada, mecanismos de segurança e ferramentas de moderação de conteúdo.

Com o fortalecimento do trabalho remoto e híbrido, soluções do mercado corporativo devem ser ampliadas no mundo inteiro. O Google sabe muito bem disso, por isso investe tempo e dinheiro no fortalecimento do Workspace, com foco em privacidade e integração. Organizações que usam o serviço receberão avisos dos desenvolvedores para ativar a migração nos próximos meses, assim poderão se habituar ao substituto do extinto Google+.

Fonte: Google